Negócios

Ceia de ano novo traz simbologia nos alimentos; confira dicas

Superstições e tradições fazem parte da ceia; as frutas, tipo uvas, significam fartura e abundância

3 minutos de leitura
Ceia de ano novo traz simbologia nos alimentos; confira dicas

A ceia de ano novo, diferente do Natal, que tem cunho religioso e familiar, traz, em sua comida, muitos significados, como sorte, saúde e prosperidade. Na virada do ano, geralmente, as pessoas costumam passar com amigos, viajar e degustar comidas diferenciadas na ceia, assim como brindar com um champagne.

Superstições e tradições fazem parte da ceia, como não ingerir carnes de aves, pois bichos que ciscam para traz não trazem boa sorte na passagem de ano. Já as frutas, tipo uvas, significam fartura e abundância.

“A ceia de Ano Novo é cheia de superstições e muitas pessoas optam pela carne suína, bovina e peixes. O porco fuça e anda para frente, por isso é considerado um animal de prosperidade e apreciado nesse período”, explica a nutricionista Rafaela Curcino Moreira, que atua na rede Fort Atacadista em Mato Grosso.

Segundo ela, a lentilha, que é um tipo de leguminosa, também é bastante apreciada no Ano Novo, pois está associada à sorte financeira, já que as sementes se assemelham a moedas. “O hábito de comer lentilha, seja no arroz, seja em caldo, é bastante comum no Brasil e outros países, já que representa fartura e sorte”.

Outro alimento emblemático é a romã, que traz em sua simbologia a fertilidade e prosperidade. Para os supersticiosos, manter três sementes do fruto na carteira durante o ano é certeza de ganhos financeiros. Mas, o protagonista da festa é o champanhe, tipo de vinho branco espumante, produzido através da fermentação da uva. A bebida simboliza alegria e abundância, sendo que suas bolhas representam sucesso no Ano Novo.

Dicas para a ceia

A nutricionista Rafaela Moreira sugere para uma ceia farta e econômica, os seguintes alimentos: na entrada, bolinho de bacalhau ou bruschetta, tipo de prato servido à base de pão tostado com azeite, alho e tomate. “O bolinho de bacalhau rende bastante e existem opções desse peixe salgado mais em conta, como os vendidos em lascas e as bruschettas são deliciosas e práticas”, orienta.

Nos pratos principais, são inúmeras as opções de cardápios, como o tradicional lagarto ao molho madeira, costela assada ao molho de cerveja, lombo, pernil e leitão assados, arroz à grega, farofas condimentadas com uvas passas e castanhas. “O custo desses pratos não sai caro e ficam muito apresentáveis na mesa para os convidados”.

As sobremesas encerram a última refeição do ano e geralmente são feitas em grandes travessas, como os famosos pavês, pudins e receitas com gelatinas e frutas. “Não podemos nos esquecer que a ceia de réveillon representa o desejo de um ano novo melhor, então investir em uma decoração bonita, com muitas frutas, de preferência da estação, faz parte da festa”, finaliza a nutricionista.

Todos os alimentos citados podem ser adquiridos nas unidades do Fort Atacadista Mato Grosso, que está presente nas avenidas Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e na avenida da FEB, em Várzea Grande.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes