Cidades

Casa do Artesão promove oficina de viola de cocho decorativa

2 minutos de leitura
Casa do Artesão promove oficina de viola de cocho decorativa

Divulgação

oficina de arte cuiabana

Nas mãos de Ermelinda Maria da Silva, jornais e papelão dão forma a viola de cocho que, além de instrumento, é reinventada pela artesã cuiabana como caixa decorativa para presentes e mimos. O processo de confecção de seu ganha pão será compartilhado em uma Oficina de Arte Cuiabana, realizada pela Casa do Artesão, entre os dias 19 e 23 de março, das 13h30 às 17h.

Profissionais, iniciantes e interessados poderão participar da atividade que promove um espaço para a troca de conhecimentos e técnicas de artesanato regional. As inscrições são feitas pelo e-mail rlerer@sescmt.com.br ou pelo número (65) 3611-0506, confirmada com o investimento de 2 litros de leito UHT. As vagas são limitadas.

Ermelinda é artesã há 17 anos, expositora na Casa do Artesão e no Sesc Arsenal, desde o primeiro Bulixo – feirinha de artesanato e culinária da unidade. Ela vem se aperfeiçoando em cursos de empreendedorismo do Sebrae, prestando serviços a grandes empresas, como o Big Lar e a Unimed. A viola apareceu há 5 anos e hoje é a peça mais vendida para kits turísticos.

“O artesanato tem febres, mas viola de cocho é uma peça que nunca sai da moda e possui mil e uma utilidades, pode ser usada para montar kits regionais, doces e presentes”, ressalta. Na ocasião, ela também ensinará a confecção de cestas.

Todos os materiais utilizados durante a oficina são acessíveis e reaproveitáveis. O passo-a-passo ensinado será completo. “Vou ensinar desde o processo de enrolar o canudo de jornal, como corta-los na medida certa, até a montagem da viola, como utilizar o papelão, e realizar a pintura que dá um acabamento de primeira”, explica a artesã.

A oficina faz parte de uma série de ações mensais planejada pelo Sesc Casa do Artesão. “A intenção é exatamente promover o artesanato e valorizar os artistas mato-grossenses. Para isso estamos trabalhando com oficinas mensais, no mês passado foi com materiais de escama de peixes e a próxima será de bordado com a Therezinha”, adianta Rafaela, coordenadora da unidade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes