Casa do Artesão está de endereço novo. Que tal incluir uma visita no roteiro?

Doces, licores, quitutes, redes, souvenirs, biojoias, cerâmicas... tem de tudo um pouco!

Casa do Artesão em novo ponto, em 2018 (Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Quem gosta de ir às compras no sábado e costuma fazer o roteiro Centro-Porto tem uma nova dica. O Sesc Casa do Artesão está de casa nova e pode ser incluído na programação. Saiu do casarão histórico, na 13 de junho, e agora funciona bem pertinho do Shopping Popular, em prédio novo na avenida Tenente Coronel Duarte.

Aos moldes de um grande galpão industrial, com pé direito bem alto, continua sendo porto seguro para quem busca produtos regionais para degustar, decorar a casa e presentear. Entre os espaços, há também uma galeria que abrigará exposições de artes visuais.

Os artistas Nadja Lammel, Babu Seteoito e André Gorayeb, o Gora, “abriram” o espaço dedicado a exposições com a mostra Fluído, que segue com visitação até 22 de setembro. A tônica é valorizar a cultura regional, sem deixar de dar voz às questões sociais.

Os três levaram o grafite das ruas para a dentro da galeria. Babu, com o grafite de resistência, Nadja, com sua tipografia única, e Gora, que produziu grande painel que reproduz lugares e personagens da cidade. Alguns, bem polêmicos.

Além da exposição, os artistas também grafitaram a área externa do Sesc Casa do Artesão, colocando num único espaço a visão de cada um, ambientando um local de encontro e descontração. Além disso, por ocasião da exposição, foi produzida uma série exclusiva e limitada de camisetas com estampas feitas pelos artistas cujos exemplares podem ser adquiridos no local.

O Gora, a propósito, estava lá quando a reportagem chegou e falou um pouco sobre o grande painel que produziu especialmente para a exposição. “É um pouco diferente das outras exposições. No painel fui inserindo várias referências da nossa cidade e o resultado, junto com esses recortes juntos, transformaram-se em uma narrativa inspirada pelas coisas que eu vejo nas ruas. Fora que me lancei nas experimentações, usando novos tons”, falou, realçando a nova aquarela com cores quase neon.

Encontramos Gora por lá! Ele falou um pouco sobre a obra feita para nova exposição (Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Produtos regionais

Dentre os outros espaços, o visitante pode encontrar diversidade cultural e outros produtos, baseados na sustentabilidade.

Eles são divididos de acordo com o que cada um deles traz exposto. Há artesanato em madeira com lindas peças esculpidas, marchetadas, trabalho com cipós e com fibra de tucumã entre outros.

A sala de tecelagem apresenta trabalhos como as redes mato-grossenses, xales, caminhos de mesa e tapetes. Já outras salas trazem mostras do melhor do trabalho indígena – de mais de sete etnias – e biojoias, com a rica gama das sementes da região. Cerâmicas, juntamente com os deliciosos doces e compotas feitos pelas doceiras regionais também são presença forte no Sesc Casa do Artesão.

Há também uma lanchonete com quitutes regionais. O Sesc Casa do Artesão está localizado na avenida Tenente Coronel Duarte, 2140. Mais informações: (65) 3611-0500. Funciona das 8h30 às 17h30 (seg. a sexta) e das 8h às 13h, aos sábados.

Confira galeria com imagens da Casa do Artesão:

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem desafia policial militar a prendê-lo e acaba preso
Próximo artigoFeira de moda espera movimentar R$ 25 milhões oferecendo vantagens a lojistas