Não há cidadão brasileiro que não fique estressado só de pensar que vai precisar frequentar essa excrescência chamada cartório, criada para beneficiar algumas famílias privilegiadas e dificultar a vida de todas as demais.
Na Cuiabá pós-pandemia, porém, o atendimento, que já era lamentável, piorou ainda mais. Alguns cartórios estão exigindo o agendamento prévio do serviço, mas quando a pessoa chega para ser atendida ainda fica de 30 a 40 minutos na fila.
Em outros, não há agendamento e a espera é a mesma, em cadeiras do lado de fora, para “não aglomerar lá dentro”. Com o calor além dos 40ºC, o que se vê são mulheres, crianças e idosos suando embaixo de uma lona – e aglomerados do mesmo jeito.
“Sentei nessa cadeira quente e esperei mais de 30 minutos derretendo antes de ser atendido”, disse um despachante, que é obrigado a ir praticamente todos os dias no cartório. “E olha que ontem estava muito pior. Todo dia a gente vê pessoas, que não estão acostumadas, desistindo e indo embora indignadas”.
E quem se acostuma?