Destaques

Cartilha que associa gorda a botijão é distribuída em escola de SP

2 minutos de leitura
Cartilha que associa gorda a botijão é distribuída em escola de SP

Uma cartilha distribuída na rede municipal de São José dos Campos (SP) gerou polêmica e “ganhou” as redes sociais ao comparar pessoas acima do peso com um botijão. O livreto foi formulado com objetivo de orientar os alunos sobre hábitos alimentares, mas famílias se sentirem ofendidas ao ver que no meio de uma história em quadrinho, uma mulher acima do peso afirma ter “virado um botijão” e tem medo de se olhar no espelho.

A prefeitura do município disse à reportagem do G1 que irá recolher o material. Mães entrevistadas pelo veículo reclamaram da abordagem, considerando preconceituosa e agressiva. “Tratam a obesidade infantil como um pesadelo”, pontuam.

Para elas, o texto reforça preconceitos como o que associa que pessoas acima do peso com a falta de agilidade e ronco.

A Fantástica Magia dos Alimentos – informações para uma alimentação saudável” foi distribuída aos alunos do 4º ano da escola municipal Maria de Melo, na última sexta-feira, 13.

Na história, a personagem Alice sonha que está num mundo de tentações, acaba engordando e tenta fugir. Ao se ver no espelho, Alice, ela não se reconhece e o espelho pede que ela não se assuste com a imagem refletida. Alice, ao tentar correr, ainda pergunta se, por estar gorda, vai conseguir passar pela porta.

Para especialistas consultados pelo G1, a abordagem do material é contrária ao objetivo proposto. A psicóloga especialista em transtornos da autoimagem, Viviane Mendonça, explica que a personagem percebe um problema quando vê os amigos e a si própria como gorda e não porque há problemas na saúde.

“Ela não estava doente, o primeiro sintoma foi não estar com o corpo no padrão. Em seguida, ela se assusta com a sua imagem no espelho. Isso é um choque para a criança, já que é na infância que começamos a lutar contra o padrão social para o corpo e preconceitos com a imagem corporal do outro. O que esse material faz é terrorismo com o corpo”, defendeu a especialista.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes