Mato Grosso

Carlos Alberto da Rocha é eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça de MT

2 minutos de leitura
Carlos Alberto da Rocha é eleito o novo presidente do Tribunal de Justiça de MT
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

A nova diretoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) para os próximos dois anos (2019 e 2020) foi definida nesta quinta-feira (11). O desembargador Carlos Alberto da Rocha foi eleito o novo presidente do órgão. A desembargadora Maria Helena Póvoas é a nova vice-presidente e a Corregedoria-Geral da Justiça vai ser conduzida pelo desembargador Luiz Ferreira da Silva.

Dos três cargos de diretoria do TJMT, dois passam a ser ocupados por desembargadores nomeados pelo Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sendo eles Maria Helena e Luiz Ferreira.

Apenas Carlos Alberto concorreu à Presidência do Judiciário Estadual. O presidente eleito destacou que espera não decepcionar. “Este é o meu momento mais ideal para estar neste cargo”, afirmou.

O desembargador Juvenal Pereira, que chegou a lançar candidatura, desistiu da disputa três dias antes das eleições, alegando questões pessoais.

O cargo para a Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso também contou somente com uma candidatura, sendo disputado pela desembargadora Maria Helena. A magistrada ressaltou que não há restrição a nenhum egresso da OAB.

A única disputa era para o cargo de desembargador-geral da Justiça. Porém, momentos antes da votação, o desembargador José Zuquim desistiu da candidatura. O magistrado alegou que atendeu pedido da família.

O desembargador Luiz Ferreira também pontuou que nunca houve resistência dos outros membros do Poder Judiciário, por ser da advocacia.

A sessão de posse da nova diretoria será realizada no dia 19 de dezembro, mas o efetivo exercício dos eleitos vai ocorrer apenas dia 1º de janeiro de 2019.

Presidente eleito

Carlos Alberto da Rocha, que já foi presidente da Associação Mato-Grossense dos Magistrados (Amam), já havia concorrido ao cargo de presidente do Tribunal de Justiça em 2014, mas perdeu para o desembargador Paulo da Cunha, que ficou na Presidência nos anos de 2015 e 2016.

Vice-presidente eleita

Maria Helena Póvoas já foi presidente da OAB de Mato Grosso e, em 2005, foi escolhida desembargadora pelo Quinto Constitucional. Ela também já ocupou a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE).

Corregedor-geral

Luiz Ferreira da Silva se tornou desembargador em 2008 pela vaga do Quinto Constitucional da Ordem dos Advogados do Brasil.

O magistrado já ocupou o cargo de vice-presidente e corregedor-geral da Justiça Eleitoral em 2015 e 2017.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes