Adoro ver as fotos de mulheres depois que elas têm filhos. Fico curiosa para saber se estão com cara de mãe. Por incrível que pareça, sempre noto mudanças nas feições delas após a entrada para a maternidade.

Mas é possível ter cara de mãe? O que muda depois que temos filhos?

No corpo, as mudanças são nítidas e nem preciso falar. Só que é no rosto onde sempre procuro sinais da maternidade. Um olhar mais sereno, um semblante indicando a maturidade, uma expressão de plenitude. Para mim, a mulher passa a ter cara de mãe logo que recebe o filho nos braços, ainda na maternidade.

Já disse aqui que a maternidade é a experiência mais transformadora na vida de uma mulher. Não é o casamento. Não é a carreira. Não são os livros, as viagens nem os amigos.

É o momento que saímos da maternidade e nos damos conta de que temos de cuidar de um ser tão frágil e 100% dependente da gente.

É saber que nosso coração agora também bate em outra pessoa, ainda que ela não saiba.

É entender que o filho pode ter a nossa cara, ser uma cópia exata de nosso corpo, mas ainda assim é outra pessoa, com gosto e vontade próprias.

É aceitar que podemos já ter vivido mil coisas, aprendido outras mil e, mesmo assim, isso não impedirá que nossos filhos cometam os mesmos erros.

É ter consciência de que não existe uma fórmula para criar filhos. É tudo tentativa e erro. Na verdade, mais erros mesmo.

É assumir que não somos perfeitas como mães, que falhamos, ainda que a gente tenha as melhores intenções. É perdoar-se, acima de tudo.

É observar a passagem do tempo e não poder fazer nada para reverter o que já passou. Que aquela pessoa que você, literalmente, ensinou a andar, não vê a hora de caminhar sozinho pelo mundo.

É estar aberta para tudo de novo que o filho apresenta: um ritmo, um estilo, uma ideia interessante que nunca havia passado pela sua cabeça.

É vibrar quando você descobre um talento que mostra um ser humano único e capaz de traçar seu próprio caminho.

É amar incondicionalmente, sem esperar nada em troca.

Se você não percebeu que tem cara de mãe. Faça o teste: pegue uma foto antes e outra pós-maternidade. Veja se nota alguma diferença. Aposto que perceberá alguma mudança. Afinal, o mundo muda no momento em que sabemos que seremos responsáveis por outro ser.

Para você, mãe, que erra, acerta, mas nunca deixa de tentar: parabéns! Um feliz Dia das Mães!!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes