Campeonato de futebol reúne imigrantes do Haiti, Venezuela e países africanos

Haitianos, guineenses, cabo verdiano e brasileiros participam da final neste domingo (8)

Com o intuito de promover um espaço de confraternização entre imigrantes que vivem em Cuiabá, o “Primeiro Campeonato Cuiabano dos Imigrantes” reúne atletas amadores do Haiti, Senegal, Guiné Bissau, Cabo Verde, Venezuela e Brasil em partidas de futebol, que acontecem desde o dia 12 de maio.

Neste domingo (9), o torneio chega à final, a partir das 8h, no Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos, bairro Dom Aquino. A disputa será entre os times “FCHC”, composto por haitianos, e “Panteras Negras FC”, formado por guineenses, cabo verdianos e brasileiros.

Mesmo sem patrocínio para a compra de materiais e premiações, o Campeonato Cuiabano dos Imigrantes surgiu da necessidade de congregar as diversas comunidades de estrangeiros presentes na capital mato-grossense. Muitas delas, ainda nem se conheciam.

A primeira edição é organizada pela Associação dos Senegaleses de Mato Grosso, Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT), Comunidade Venezuelana e Coletivo Afromix.

As partidas contam com o apoio voluntário de estudantes das faculdades de Educação Física da Universidade de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso, que realizam a arbitragem. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá cedeu o campo para partidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS