Campeonato de futebol reúne imigrantes do Haiti, Venezuela e países africanos

Haitianos, guineenses, cabo verdiano e brasileiros participam da final neste domingo (8)

Com o intuito de promover um espaço de confraternização entre imigrantes que vivem em Cuiabá, o “Primeiro Campeonato Cuiabano dos Imigrantes” reúne atletas amadores do Haiti, Senegal, Guiné Bissau, Cabo Verde, Venezuela e Brasil em partidas de futebol, que acontecem desde o dia 12 de maio.

Neste domingo (9), o torneio chega à final, a partir das 8h, no Complexo Poliesportivo Manoel Soares de Campos, bairro Dom Aquino. A disputa será entre os times “FCHC”, composto por haitianos, e “Panteras Negras FC”, formado por guineenses, cabo verdianos e brasileiros.

Mesmo sem patrocínio para a compra de materiais e premiações, o Campeonato Cuiabano dos Imigrantes surgiu da necessidade de congregar as diversas comunidades de estrangeiros presentes na capital mato-grossense. Muitas delas, ainda nem se conheciam.

A primeira edição é organizada pela Associação dos Senegaleses de Mato Grosso, Associação de Defesa dos Haitianos Imigrantes e Migrantes em Mato Grosso (ADHIMI-MT), Comunidade Venezuelana e Coletivo Afromix.

As partidas contam com o apoio voluntário de estudantes das faculdades de Educação Física da Universidade de Mato Grosso e do Instituto Federal de Mato Grosso, que realizam a arbitragem. A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá cedeu o campo para partidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPM prende “bicheiro” que diz ter parado ao ver o chefe ser preso
Próximo artigoPreso VIP, mas de relógio falso