Calor e umidade baixa? Conheça plantas que ajudam a umidificar o ar

Em dias que Cuiabá e Mato Grosso batem recorde de calor, plantas podem ajudar a restaurar a umidade do ar

(Foto: Reprodução)

O calor parece não deve dar trégua em Mato Grosso. Na semana em que Cuiabá registrou 42,7ºC e bateu recorde de calor em mais de 100 anos, a previsão é ainda mais calor. Em dias quentes como esse a umidade relativa do ar chega a 7% – quando o ideal vai de 60% a 80%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde 1911 não se tinha registro de uma temperatura tão alta assim.

Para aliviar o calor, criar microclimas dentro da própria casa e umidificar o ambiente, O Livre preparou uma lista com plantas que podem te ajudar a controlar a temperatura.

(Foto: Reprodução)

Clorofito

Indicada para quem não está acostumado aos cuidados que uma planta exige, o Clorofito se multiplica facilmente. É uma planta relativamente comum e pode ser colocada na cozinha. É cultivada em vasos e cuias como planta pendente.

Além de umidificar, essa planta purificar o ar combatendo poluentes como benzeno, monóxido de carbono e xileno.

(Foto: Reprodução)

Hera-inglesa e Hera-sueca

A Hera-inglesa é considerada a planta número 1 quando se fala em purificação do ar: ela é a mais eficaz na absorção de produtos químicos. É uma planta extremamente adaptável que pode ser cultivada como trepadeira ou forração, gosta de sol e meia-sombra, porém precisa de regas periódicas.

Junto com a Hera-Sueca – que também tem capacidade de purificar e umidificar o ar, as duas são aliadas poderosas para se ter em casa.

(Foto: Reprodução)

Abacaxi-roxo

Outra planta fácil de ser cuidada é o abacaxi-roxo. A espécie mais conhecida ter, folhas verdes na parte superior e arroxeada na inferior. Ela vai bem em vasos, jardineiras, kokedamas e terrários fechados.

Algumas variedades chegam a 40 cm de altura e outras chegam a 60 cm mas são menos encorpadas, porém com folhas mais grossas.

(Foto: Reprodução)

Dinheiro-em-penca

A superstição também conta. Essa planta é associada ao simbolismo da prosperidade. Apesar de ajudar a restaurar a umidade, nos períodos mais quentes do ano, é necessário que se regue todos os dias, tomando cuidado para não encharcar o solo, favorecendo o surgimento de fungos e doenças na planta.

(Foto: Reprodução)

Zamioculca

Ideal para espaços com pouca luz a zamioculca é muito usada no paisagismo. Essa planta também é indicada para pessoas com pouco tempo para a jardinagem, já que ela consegue sobreviver muito bem até em condições pouco favoráveis de água e iluminação.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCovid e os negócios: quem conseguir avançar 10 anos em 1 sobreviverá
Próximo artigoEmpresário é preso por chutar rosto de morador de rua que dormia em sua lanchonete