Caixa d’água limpa é sinônimo de saúde

Cuidado regular combate doenças graves, contaminações e mosquito da dengue e precisa ser priorizado

Você está atento ao fato de que o reservatório de água na sua casa ou empresa precisa ser limpo a cada seis meses? Essa é a recomendação de especialistas, respaldada pelo Ministério da Saúde (MS). A primeira coisa que vem à cabeça ao abrir a torneira e se deparar eventualmente com um fluxo d’água aparentemente suja é a de que ela possa estar sendo tratada inadequadamente pela concessionária responsável. Algo que você deve lembrar de imediato é que água com coloração pode ser o primeiro sinal de que a vida útil da limpeza da caixa d’água já passou. A falta de manutenção regular nos reservatórios internos pode impactar diretamente na qualidade da água e, consequentemente, trazer sérios riscos à saúde.

A recomendação técnica é que as caixas d’águas sejam lavadas a cada seis meses, para que se evite a contaminação de doenças graves como leptospirose, cólera, diarreia e febre tifoide. Além disso, o reservatório deve estar sempre tampado para evitar ainda a proliferação do mosquito da dengue, o Aedes aegypti, assim como a entrada de outros insetos e animais. Mensalmente, a Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município, realiza ao longo da rede de distribuição quase 50 mil análises para aferir, continuamente, a qualidade da água que chega até a casa do cliente. Somente no ano de 2018, foram realizados mais de 600 mil testes de caráter físico, químico e bacteriológico em amostras coletadas junto às Estações de Tratamento de Água (ETAs) e cavaletes, que são os conectores da rede pública às chamadas economias, universo de unidades consumidoras existentes na cidade. Em 2019, já foram 425.866 testes de qualidade e o laboratório móvel de qualidade pode ser encontrado nas ruas da cidade, realizando os testes.

“Nós trabalhamos para entregar e comprovar a melhor qualidade da água para nossos clientes e para Cuiabá. A concessionária fornece a água tratada até o cavalete do imóvel, dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde. Vale ressaltar que a partir do cavalete, a responsabilidade de manter a qualidade da água passa a ser do proprietário do imóvel. Com as caixas d’água limpas, o risco de contaminação é mínimo, pois a água chega com a quantidade de cloro adequada para que a qualidade seja mantida durante a reservação no imóvel do cliente”, afirma a diretora de Gestão da concessionária, Cristiane Schwanka.

Saiba como fazer a limpeza da caixa d’água de forma correta:

  1. Feche o registro e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas.
  2. Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.
  3. Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.
  4. Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.
  5. Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.000 litros de água.
  6. Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório.
  7. Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e do domicílio.
  8. Tampe a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.
  9. Anote a data da limpeza do lado de fora da caixa.
  10. Finalmente abra a entrada de água. Programa-se para efetuar novamente a limpeza após seis meses. Muito bem! A sua caixa d’água está saneada, livre de contaminações. (Fonte: Ministério da Saúde)

Sobre a Águas Cuiabá – A Águas Cuiabá assumiu o serviço de água e esgoto da Capital em 2017, com a responsabilidade de atender a uma população de 580 mil pessoas. Desde então, trabalhou e investiu para o aumento do tratamento da água entregue ao cliente. Em conjunto com os Poderes elaborou projetos para atender cada vez mais cidadãos com os nossos serviços. Em razão das características de nossas atividades, também mantemos profunda inserção na vida das comunidades, onde desenvolvemos ações e programas que ajudam a elevar a conscientização socioambiental, alcançando milhares de pessoas.

Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

https://www.iguasa.com.br/aguas-cuiaba/comunicacao/noticias/2019-julho-limpeza-reservatorio/

Informações à imprensa

Íntegra Comunicação Estratégica – 3642 1775

  • Glenda Cury 99238 4151;
  • Juliana Scardua 99243 6204;
  • Lara Belizário 98441 4126.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS