Carreira

Cai percentual de brasileiros em home office

Pesquisa mostrou ainda qual é o perfil do profissional que, em geral, pode trabalhar de casa

2 minutos de leitura
Cai percentual de brasileiros em home office
(Foto: Reprodução/Pixabay)

Cerca de 300 mil pessoas deixaram o trabalho remoto em julho, o que reduziu de 12,7% para 11,7% o percentual de brasileiros em home office.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e foram divulgados nesta segunda-feira (21).

De acordo com o levantamento, Mato Grosso é o terceiro Estado do país com o menor percentual de pessoas exercendo atividades profissionais em casa: só 5,2% de todos os trabalhadores.

O Estado ganha apenas do Pará (3,1%) e do Maranhão (4,3%).

As unidades da federação com maior percentual de trabalho remoto são Distrito Federal (25,2), Rio de Janeiro (19,1%), São Paulo (16,8%) e Paraíba (12,7%). Eles estão acima da média nacional, que é de 11,7% de trabalhadores em home office.

LEIA TAMBÉM

Entre todas as regiões brasileiras, o Sudeste possui o maior percentual de trabalhadores em home office: 14,9%. Mas esse percentual era de 17,2% em maio e vem caindo desde então.

A única região do país em que o teletrabalho avançou em julho foi o Sul, onde o percentual subiu de 9,9% em junho para 10,2%.

Quem faz home office?

Pouco mais que a metade (51%) dos trabalhadores brasileiros em home office é classificada pela pesquisa como profissionais das ciências e intelectuais.

Os outros grupos mais presentes são trabalhadores de apoio administrativos (11%), técnicos profissionais de nível médio (9%) e diretores e gerentes (8%).

A pesquisa mostra também que o setor público (30,5%) e o setor de serviços (13,7%) têm os maiores percentuais de trabalho remoto. Comércio (4,8%), indústria (4,6%) e agricultura (0,9%) apresentam percentuais menores.

(Com informações da Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes