Cai percentual de brasileiros em home office

Pesquisa mostrou ainda qual é o perfil do profissional que, em geral, pode trabalhar de casa

(Foto: Reprodução/Pixabay)

Cerca de 300 mil pessoas deixaram o trabalho remoto em julho, o que reduziu de 12,7% para 11,7% o percentual de brasileiros em home office.

Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e foram divulgados nesta segunda-feira (21).

De acordo com o levantamento, Mato Grosso é o terceiro Estado do país com o menor percentual de pessoas exercendo atividades profissionais em casa: só 5,2% de todos os trabalhadores.

O Estado ganha apenas do Pará (3,1%) e do Maranhão (4,3%).

As unidades da federação com maior percentual de trabalho remoto são Distrito Federal (25,2), Rio de Janeiro (19,1%), São Paulo (16,8%) e Paraíba (12,7%). Eles estão acima da média nacional, que é de 11,7% de trabalhadores em home office.

LEIA TAMBÉM

Entre todas as regiões brasileiras, o Sudeste possui o maior percentual de trabalhadores em home office: 14,9%. Mas esse percentual era de 17,2% em maio e vem caindo desde então.

A única região do país em que o teletrabalho avançou em julho foi o Sul, onde o percentual subiu de 9,9% em junho para 10,2%.

Quem faz home office?

Pouco mais que a metade (51%) dos trabalhadores brasileiros em home office é classificada pela pesquisa como profissionais das ciências e intelectuais.

Os outros grupos mais presentes são trabalhadores de apoio administrativos (11%), técnicos profissionais de nível médio (9%) e diretores e gerentes (8%).

A pesquisa mostra também que o setor público (30,5%) e o setor de serviços (13,7%) têm os maiores percentuais de trabalho remoto. Comércio (4,8%), indústria (4,6%) e agricultura (0,9%) apresentam percentuais menores.

(Com informações da Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior2,3 mi de hectares; 43 homens
Próximo artigoHomens apontam armas para policiais durante abordagem e acabam mortos