Cidades

Cachorrinho salva idosa de ataque de pitbulls em Mato Grosso

2 minutos de leitura
Cachorrinho salva idosa de ataque de pitbulls em Mato Grosso
Foto Ilustrativa

Uma idosa foi atacada por dois cachorros da raça pitbull no município de Sinop, distante 500 km de Cuiabá. Neirinda Plateira Souza, de 61 anos, foi atacada pelos animais quando passava de bicicleta pelo bairro Jardim Violetas, e foi “salva” por um cachorrinho de uma moradora do local.

O caso ocorreu no final da tarde de terça-feira (11). Neirinda chegou a ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Na manhã seguinte, compareceu à delegacia de polícia do município e registrou um Boletim de Ocorrência.

Segundo informações da vítima repassadas à Polícia Militar, os animais a derrubaram da bicicleta e partiram para cima. “Eles me atacaram com mordidas. Então eu gritei muito e uma moradora daquela rua veio me socorrer com um cachorrinho pequeno. Os pitbulls só não me mataram porque o cachorrinho da mulher distraiu eles, dando tempo para a vizinhança me ajudar”, detalhou.

Ainda segundo a vítima, o dono dos cães teria presenciado a cena, “mas não fez nada. Ele estava lá, viu tudo, veio até o canto do portão e voltou para dentro de casa sem fazer absolutamente nada”, afirmou.

Segundo moradores daquelas proximidades, os ataques são frequentes. Outras pessoas já teriam sido vítimas dos mesmos cães em ocasiões passadas. Vizinhos alegam que não saem de casa tranquilos, pois têm medo dos animais que ficariam soltos sem focinheira.

“Toda vez que os cachorros atacam alguém, o proprietário leva eles para outro lugar até que as coisas se acalmem, depois ele traz de volta. Os pitbulls estão atacando o tempo todo. Tenho medo deles pegarem meus netos”, disse uma vizinha que preferiu não se identificar.

Uso da focinheira e guia

Em diversas capitais o uso da focinheira é obrigatório para cães das raças consideradas violentas. Em Cuiabá, desde 2002, vigora a Lei nº 4239 que torna obrigatório o uso da focinheira, da guia e da coleira para todos os cães das raças consideradas violentas ou peso superior a vinte quilos, quando estiverem em seus passeios pelos parques, praças e vias públicas da cidade.

Entre as raças estão fila, rottweiler, doberman, pitbull, pastor alemão, mastin-napolitano, bull terrier e american stafforshire. Quem descumprir a legislação está sujeito a multa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes