BRICOLAGEM – 3 IDEIAS CRIATIVAS PARA EXECUÇÃO DE TRABALHO EM CASA

A bricolagem é um termo francês muito usado para descrever os trabalhos em casa, aqueles executados sem ajuda de um profissional, ou seja, se assemelha à prática do faça você mesmo ou Do it yourself (Diy).

Hoje a prática está mais naturalizada, a internet possui muitos conteúdos sobre o tema, podendo se adaptar a cada tipo de projeto. Na decoração da casa, por exemplo, a bricolagem é muito usada, tanto para restaurar móveis, criar artesanatos decorativos, fazer a pintura das paredes e manutenções domésticas.

Com as várias formas de renovar os ambientes domésticos, separamos 5 ideias criativas para execução de trabalho em casa, tornando o uso da bricolagem como opção para dar um “up” na decoração.

1- Dê um novo visual aos móveis

Uma das principais atividades manuais para fazer em casa é a restauração dos móveis velhos, aqueles com arranhões ou que não combinam mais com a decoração.

A bricolagem para mobília traz diversas opções, uma delas é aplicar um novo revestimento no móvel, usando adesivos, tintas e tecidos para encapar.

Para esse tipo de projeto, tenha em mãos as ferramentas que facilitam a colagem do revestimento. Com os mesmos materiais para reparar objetos com colas e adesivos, você consegue revestir os móveis com mais facilidade, proporcionando um novo visual a peça.

Uma dica é pesquisar ideias criativas e começar pelo objeto mais simples, avaliando a quantidade de material necessário e como fazer a bricolagem.

2- Reutilize materiais nada convencionais

Outra ideia de bricolagem é reutilizar materiais nada convencionais, como por exemplo, pneus de carro.

Os pneus de carro podem ser usados como decoração sustentável, ideal para transformar em uma mesinha de centro de sala, banco para varanda e canteiro para flores no jardim.

Contudo, outros objetos como as cordas, pallet e gavetas de armário antigos podem ser transformados em lindas peças de mobília. 

As cordas podem servir como suporte para prateleiras, os pallets viram um sofá para sala de estar ou suporte para cama e as gavetas de armário antigo se transformam em nichos para pendurar na parede.

3- Invista em um novo revestimento para as paredes 

Para deixar os ambientes da casa mais funcional aposte em um novo revestimento para as paredes, como uma pintura ou instalação de iluminação.

Os papéis de parede são os artigos queridinhos na decoração, sendo versáteis para combinar com diversos tipos de estilos e também são bem simples de aplicar, não exigem que um especialista faça a instalação.

Se você quer investir em uma textura diferenciada no espaço, aproveite os adesivos de parede, tecidos, revestimento 3D, placas de cerâmica, tijolo pintado, entre outras opções.

Todas essas ideias são opções criativas para bricolagem, que além de fazer você arrasar na decoração da casa, transforma os espaços para serem ambientes mais funcionais e estilosos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia Civil deflagra operação contra quadrilha que atua na falsificação de agrotóxicos
Próximo artigoHomem aproveita ida à casa da ex e a esfaqueia no abdômen