Principal

Brasil suspende exportações de cinco frigoríficos para os EUA

3 minutos de leitura
Brasil suspende exportações de cinco frigoríficos para os EUA

Marfrig/Divulgação

marfrig divulgação.jpg

 Em Mato Grosso, apenas a unidade da Marfrig de Paranatinga foi suspensa 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) suspendeu as exportações de carne bovina in natura de cinco frigoríficos para os Estados Unidos. Autoridades sanitárias daquele país teriam identificado irregularidades provocadas pela reação à vacina da febre aftosa, aplicada nos animais em maio em Mato Grosso.

O bloqueio atinge plantas da JBS, Minerva e Marfrig. Das cinco unidades, uma está localizada em Mato Grosso: a Marfrig de Paranatinga (411 km de Cuiabá). Outras duas unidades do grupo também foram suspensas em Promissão (SP) e São Gabriel (RS). Da JBS, a unidade suspensa é a de Campo Grande (MS) e do Minerva em Palmeiras de Goiás (GO).

O bloqueio foi imposto na última sexta-feira (16) e deve permanecer em vigor até que sejam adotadas as medidas corretivas necessárias.  A informação da suspensão foi publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo e confirmada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Em nota, o Mapa alegou que recebeu no último dia 16 um documento das autoridades daquele país relatando as irregularidades durante o processo de reinspeção de produtos. Entretanto, não confirma se tais irregularidades de fato foram provocadas por uma reação à vacina de febre aftosa, conforme anunciou o jornal.

Ainda segundo o Ministério, o mecanismo de auto suspensão é acionado como estratégia para facilitar o retorno das exportações de forma mais acelerada, após os esclarecimentos.

Os Estados Unidos foi um dos poucos mercados que não interrompeu a compra de carne brasileira depois da deflagração da Operação Carne Fraca em março. O país voltou a exportar carne bovina in do Brasil em 2016, depois de quase vinte anos de negociações. Entre os meses de janeiro e maio deste ano, segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Brasil negociou mais de US$ 18,9 milhões em carne bovina in natura com os EUA.

Em nota enviada ao LIVRE, a Marfrig esclarece que que está tomando as providências necessárias para atender as exigências do mercado americano e que está cumprindo as etapas estabelecidas pelo Ministério da Agricultura de forma técnica e imediata, visando o retorno das exportações dessas plantas para os EUA.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes