Box de Curtas inicia produções e lança quatro filmes este ano

Foto de Vitória Molina

O Box de Curtas 2021 está em plena fase de produção. As gravações já iniciaram e seguem até o final de março com a realização de quatro curtas-metragens. As obras são: “Cotidiano”, com o roteiro de Tiemi Otomura e direção de Juliana Capilé; “Outro tipo de gente”, com o roteiro de Samantha Col Debella e Tiemi Otomura e direção de José Augusto Filho; e “Bruce Spike e a Batalha da Berinjela”, roteiro e direção de Caru Roelis. Os três curtas foram selecionados no edital MT Nascentes, da Lei Aldir Blanc, pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel.

O quarto curta-metragem, que já está sendo editado, é o curta documental “José Medeiros – 30 anos de Histórias”. Tem roteiro de Tiemi Otomura e a direção de Marcelo Biss. O projeto faz parte do Prêmio Mestres da Cultura.

Os curtas-metragens terão atores locais e do interior de Mato Grosso que trazem profissionalismo às produções e valorização dos talentos regionais.

O Box de Curtas está na sua terceira edição e foi pensado para permitir que curtas-metragens com poucos recursos pudessem, de forma conjunta, viabilizar equipamentos e profissionais de alto nível. A experiência começou em 2017, quando Bárbara Varela foi produtora executiva de cinco projetos contemplados pelo edital da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso. A segunda edição do Box produziu mais 3 curtas em 2019. No total, já foram produzidos oito curtas-metragens que participaram de mais de 90 festivais de cinema no Brasil e no mundo e garantiram 15 prêmios.

As gravações do curta-metragem “Bruce Spike e a Batalha da Berinjela” começaram esta semana. A roteirista e diretora Caru Roelis é natural de Alta Floresta (MT), graduada em Rádio & TV pela Universidade Federal de Mato Grosso, com mobilidade acadêmica em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. O curta conta a história de Aurélio Sousa, uma criança de 8 anos que não gosta de legumes e verduras, muito menos berinjela. A mãe, Deise, fará de tudo para que o filho reconsidere a decisão e experimente o legume. Pressionado, Aurélio busca em Bruce Spike, seu super-herói favorito, a saída para sua salvação.

Marcelo Biss atua como Diretor de Fotografia em todas as produções. Formado pelo SIR – Laboratório de Som e Imagem em Curitiba (PR), é diretor de fotografia e diretor de cena com 30 anos de atuação nacional e internacional.

Nos sets de filmagens foram implementadas todas as medidas de segurança para combate ao COVID-19, tais como: aferição de temperatura, fornecimento de máscaras descartáveis, sanitização do ambiente – set de filmagem e dos equipamentos. As equipes são bem reduzidas e feita demarcação de espaços no local para manter o distanciamento mínimo e garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorO melhor momento
Próximo artigoMais de um milhão já assinaram pedido de impeachment de Alexandre de Moraes