Borgato seria facilitador da entrada de cocaína da Bolívia no Brasil

Borgato seria o coordenador do tráfico entre Mato Grosso e São Paulo, parada intermediária do carregamento que tinha como destino Bahia e depois Europa

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O ex-secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato (PSD), seria responsável pela a travessia de cocaína da Bolívia para São Paulo, passando por Mato Grosso. Borgato teria o papel de facilitador da droga no país e a coordenação do tráfico até São Paulo. 

Essas informações foram apresentadas em uma reportagem do Fantástico (Rede Globo) vinculada nesse domingo (24). Conforme a matéria jornalística, ele atuaria na organização criminosa que transportava droga do Brasil para a Europa, com participação de facção criminosa. 

Ainda de acordo com a reportagem, Borgato era responsável por abrir caminho para que a droga vinda da Bolívia chegasse a Mato Grosso. Daqui ele coordenaria o envio para Jundiaí, interior de São Paulo, e de lá seguia para Salvador, na Bahia, onde teve início a investigação da Operação Descobrimento da Polícia Federal, em 2021. 

Reportagem publicada na semana passada pelo Livre informou que a posição de Borgato, junto com o lobista Rowles Magalhães Pereira da Silva, seria de comando dentro da organização criminosa. 

Conforme o processo da 2ª Vara Criminal Federal da Bahia, que autorizou a operação da PF, Borgato mantinha contato com criminosos responsável pelo fornecimento da droga, um deles integrante do PCC. 

Com a droga sob controle, Borgato faria reuniões com Rowles Magalhães, em hotéis em Cuiabá, para combinar o transporte para Europa. Segundo a Polícia Federal, Rowles seria o responsável pelo fretamento das aeronaves, que faziam a droga chegar à doleira Nelma Kodama, presa em Portugal na semana passada. 

A reportagem do Fantástico disse que a maior parte da droga transportava pela organização criminosa pertencia à maior facção criminosa de São Paulo. Em fevereiro de 2021, a PF apreendeu mais meia tonelada de cocaína na fuselagem de um jato.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCasal e filho morrem ao tentar fazer ultrapassagem e colidir com camionete
Próximo artigoMorre irmão de Neri Geller