Consumo

Boneca e carrinho: Dia das Crianças terá mais brinquedos tradicionais e menos eletrônicos

Pesquisa realizado pelo CDL mostra que cuiabanos pretendem gastar em média R$ 188 no presente

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Boneca e carrinho: Dia das Crianças terá mais brinquedos tradicionais e menos eletrônicos
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Para este ano, o Dia da Criança será focado nos mais pequenos. Seja pelo desejo da criança, seja pela condição financeiras, os entrevistados de  uma pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) apontaram que os brinquedos (50%) serão a bola de vez.

O item saiu na dianteira na corrida, onde os demais lugares serão ocupados pelo vestuário (31,7%), calçados (4,4%), eletrônicos (3,2%), perfumes 2,5%, alimentos 2,5%, telefonia/Smartphone (2,5%), artigos esportivos (1,3%), livros/livraria (0,6%) e outros (1,3%).

E dentro da opção brinquedo, os tradicionais ganharam espaço representativo. Entre os entrevistados, 33% irão comprar boneca e 32,5% carrinho. Os demais optantes pelo brinquedo citaram os itens: jogos educativos (10,3%), bola (7,1%), avião (4,8%), boneco (3,2%), quebra-cabeça (3,2%), bicicleta (2,4%) e outros (3,2%).

Entre as faixas de valor de compras, 60,3% dos entrevistados disseram que pretendem gastar igual ao ano passado e 20,5% pretendem gastar mais. O valor médio de gasto para este ano será de R$ 188,10. A expectativa é o aumento de 15% nas vendas em relação ao ano passado.

Onde compras?

Com relação ao local de compras, 39,2% dos entrevistados disseram que irão comprar nas lojas localizadas no centro da cidade (predominado pela geração BB 57 a 77 anos), 19,6% nos shoppings centers (Geração Z 18 a 26 anos), 15% nas lojas próximas do bairro onde mora (Geração X 42 a 56 anos), 6,5% internet (Geração X 42 a 56 anos) e 19,6% em outros.Sobre o que desperta o interesse na compra, 59,5% disseram ser o desejo da criança.

A pesquisa apurou também a quantidade de presentes que cada entrevistado pretende dar e o resultado foi em média de dois itens.

Os cuiabanos revelaram ainda onde costumam fazer as pesquisas antes de comprar. 62,6% indo pessoalmente na loja, 15% redes sociais , 11,6% site de busca, 9,5% comparador de preços e 1,4% disseram não fazer pesquisa.

Sobre os motivos considerados como tomadores de decisão na hora da compra, para 48,6% dos entrevistados é o preço, seguido de promoções 25,3%, atendimento 10,3%, facilidade na hora da compra 8,2% e facilidade de pagamento 7,5%.

Quem presenteia?

Quem pretende presentear, o resultado da pesquisa foi 34% filho, 24,8% o neto, 20,9% o sobrinho, 7,2% afilhado, 3,9% enteado (a) e 9,2% outras pessoas. Com o hábito de todo brasileiro, 79,7% dos respondentes disseram que ainda não começaram a pesquisar o que vão comprar, enquanto que 18,2% já começou e 2% já comprou.

Outro levantamento foi a respeito do tempo que se programa para começar a pesquisar o presente. Na véspera ou no dia 50% dos entrevistados e 25,3% até 7 dias antes.

Como paga?

Outro dado muito importante apurado no levantamento foi a forma de pagamento para essas compras. 65,8% preferem pagar à vista. Para 50,3% o pagamento será em dinheiro, 32,9% cartão de crédito, 12,10% cartão de débito e 4,6% utilizarão outros meios.

Dados da pesquisa

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa, através do seu núcleo de inteligência de mercado. Foi realizada uma amostragem contendo 150 entrevistas com potenciais clientes em compra no período entre 14 e 24 de setembro, através de metodologia descritiva quantitativa in loco com equipe especializada de mercado; aplicação de amostragem por segmentos e princípio da saturação.

O perfil de entrevistados foi dividido entre o público feminino (51,3%) e público masculino (48,7%). A Idade média dos respondentes foi de 41 anos, sendo a maioria 57,7%, casado com dois filhos. A escolaridade dos respondentes foi dividida em 70,8% Ensino Médio, 17,7% Ensino Superior, 8,8% Ensino Fundamental e 2,7% Pós-graduação. A renda média dos respondentes foi de R$ 2.598,20.

(Com informações da Assessoria)

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