Cidades

Bombeiros controlam incêndio que consumiu 10 mil hectares de parque estadual

1 minuto de leitura
Bombeiros controlam incêndio que consumiu 10 mil hectares de parque estadual
Foto: Sema-MT

As equipes que combatiam um incêndio no Parque Estadual Serra de Santa Bárbara, localizado entre os municípios de Pontes e Lacerda e Porto Esperidião (distantes 480 km e 360 km de Cuiabá) conseguiram por fim às chamas que consumiam a vegetação. O fogo já queimava a área desde o dia 22 de julho.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas nesta terça-feira (31), depois de uma força tarefa que envolveu mais de 20 pessoas, entre bombeiros, brigadistas da Secretaria de Meio Ambiente, Ibama e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

Inicialmente foram identificados quatro focos de incêndio. Além da equipe de combate às chamas por aeronave, que tinha capacidade de lançar até 3 mil litros de água, também foi feito o combate via terrestre.

Depois de 11 dias, a equipe conseguiu conter o incêndio, que consumiu, ao todo, 10 mil hectares do parque. Conforme a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), a área queimada representa 8% da vegetação do local.

Outros incêndios
Ainda no mês de julho, o Parque Estadual Serra Azul, localizado em Barra do Garças (distante 520 km de Cuiabá), registrou dois focos de incêndio, que foram controlados pelo Corpo de Bombeiro, brigadistas da ong Aliança da Terra e da Associação Amigos dos Animais.

Conforme as informações, a suspeita é de que todos os casos tenham origem criminosa, uma vez que os locais onde o fogo teve início são áreas desertas e que nunca tiveram registros de incêndios.

No último incêndio no local, registrado no dia 15 de julho, foram necessárias três equipes de trabalho para o combate às chamas. O fogo consumiu cinco mil hectares de vegetação.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes