Cidades

Bombeiros comemoram 20 anos de turma com doação de sangue

2 minutos de leitura
Bombeiros comemoram 20 anos de turma com doação de sangue

A manhã da segunda-feira (23) começou com ânimo no Hemocentro, em Cuiabá, com a adesão de vinte militares do Exército à campanha de doação de sangue organizada por bombeiros. Além dos representantes do Exército, um delegado e um investigador da Polícia Judiciária Civil também participaram da campanha doando para o banco de sangue que atende os hospitais de Mato Grosso.

A campanha de doação faz parte das comemorações de 20 anos de ingresso da turma de soldados de 1998 no Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. O Tenente BM Amir de Souza é um dos organizadores da comissão de comemoração da turma de 98. “Decidimos comemorar os 20 anos dessa turma demonstrando nossa gratidão com ações solidárias à sociedade que nos acolheu”, disse o tenente.

A assistente de Captação de Sangue do Hemocentro, Magda Matos, afirmou que, apesar da contínua conscientização, a demanda por sangue é sempre maior que a oferta dos doadores. Cerca de 600 atendimentos ambulatoriais hematológicos são realizados por mês em Mato Grosso. Magda afirmou que na manhã dessa segunda-feira (23), “se não houvesse a mobilização dos bombeiros, haveria apenas seis doadores espontâneos no Hemocentro”. Com a mobilização aconteceram mais 26 doações, só durante a manhã.

O delegado de PJC, Arnon Osny Mendes, foi um dos bombeiro que ingressaram na corporação como soldado em 1998. Em 2007 ele deixou a corporação para atuar no Ministério Público Estadual, em seguida fez a seleção para delegado, função que exerce atualmente. Ele contou que ter servido no Corpo de Bombeiros Militar foi fundamental para as mudanças na carreira que alcançou. “A disciplina de estudo e de condicionamento físico foram determinantes para que eu alcançasse esses espaços”.

O Sargento do Exército Flávio Penha, já é um doador habitual e afirmou que já existe a cultura da doação de sangue na instituição. “Somos estimulados a doar pelo menos uma vez por ano”, disse. A concentração de esforços ocorre nesta semana, com doações mobilizadas pelo Corpo de Bombeiros acontecendo já desde o dia 16 deste mês. A campanha de doação vai até o dia 2 de julho, dia Nacional dos Bombeiros, quando se encerram as atividades com o desfile da corporação e o baile dos militares efetivados em 1998. Mas até lá ainda acontecerão duas campanhas de impacto social coordenadas pela comissão.

Em maio, nos dias 19 e 20, na ação “Faça mais 98”, os bombeiros adotarão uma instituição filantrópica para oferecerem serviços de pequenos reparos que as organizações necessitam. Em junho, farão uma ação de arrecadação e doação de alimentos para uma outra instituição filantrópica.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes