Bombeiros combatem chamas em parque estadual e evitam propagação de incêndio

10 bombeiros, três civis e até uma aeronave fizeram parte da ação no parque entre Nobres e Rosário Oeste

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso está em uma luta incansável contra incêndios florestais e urbanos nesse período de seca. Neste sábado (24), foi a vez de combater as chamas no Parque Estadual Águas do Cuiabá, localizado entre Nobres e Rosário Oeste (a 120 e 105 km de Cuiabá, respectivamente).

Conforme informações da assessoria dos bombeiros, as chamas tiveram início por volta das 19 horas dessa sexta-feira (23) e assim que o CIMAN foi acionado, duas equipes terrestres e o Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAVBM) foram encaminhados para o parque.

Na manhã deste sábado (24) as equipes terrestres chegaram a uma fazenda próxima ao incêndio, que se tornou um apoio de abastecimento para a aeronave.

O GAVBM decolou com uma aeronave para dar início ao combate às chamas e lançou aproximadamente 20 mil litros de água no fogo, que já seguia em direção a um rio, enquanto a retaguarda estava em direção ao parque. Esse primeiro ataque controlou a principal linha de fogo, que mais ameaçava o parque.

Com muito empenho das equipes, o incêndio florestal foi controlado. No entanto, por garantia, as equipes terrestres acessarão a área que foi incendiada para realização dos procedimentos de rescaldo e vigilância da área, para impedir que as chamas recomecem.

Ao todo, 10 bombeiros, uma aeronave, um caminhão pipa, dois auto rápidos florestais e três colaboradores civis participaram da ação.