Bolsonaro lança projeto de recuperação ambiental na divisa de GO com MT

Presidente da República chega em Aragarças por volta das 10h (horário de Brasília)

O presidente Jair Bolsonaro participa nesta quarta-feira (5) em Aragarças (GO), na divisa de Goiás com Mato Grosso, do lançamento do projeto “Juntos pelo Araguaia”. A data marca o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O objetivo do projeto, uma parceria entre os governos dos dois Estados, é recompor áreas florestais e conservar o solo e a água na região, além de implantar ações de saneamento.

Com mais de 2,6 mil quilômetros de extensão, o Araguaia é um dos principais rios do país e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e o Pará. Sua bacia se estende por mais de 350 mil quilômetros quadrados.

O programa de recuperação deve envolver 28 municípios goianos e mato-grossenses, banhados pelo Araguaia. Na primeira etapa, segundo o governo de Goiás, a meta é recuperar 10 mil hectares de áreas degradadas às margens do rio, o que faz do programa o maior do Brasil voltado à recuperação de bacia hidrográfica.

Conforme o governo de Mato Grosso, o primeiro aporte financeiro para o projeto será do governo federal. O valor deve ser anunciado pelo presidente durante o evento.

Na oportunidade, Bolsonaro também deve receber o título de cidadão mato-grossense, uma proposta já aprovada pela Assembleia Legislativa e de autoria do deputado estadual Silvio Fávero, correligionário do presidente.

Programação

O presidente da República deve chegar à Aragarças por volta das 10h (no horário de Brasília), acompanhado do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, entre outras autoridades.

Além dos governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Mato Grosso, Mauro Mendes, também deve comparecer ao evento o governador do Tocantins, Mauro Carlesse.

Segundo a assessoria da Presidência da República, o evento será transmitido ao vivo pela TV Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Após o lançamento do projeto Juntos pelo Araguaia, Bolsonaro retorna a Brasília, onde deve desembarcar no início da tarde.

O Palácio do Planalto informou que ele tem a intenção de assistir ao amistoso da Seleção Brasileira contra o Catar, jogo que será disputado no Estádio Nacional Mané Garrincha, na capital federal, às 21h30 desta quarta-feira.

(Com informações da Agência Brasil)