Consumo

Bolsonaro e Tarcísio de Freitas estarão em Cuiabá na quinta-feira

Bolsonaro virá a evento da Funai, em Cuiabá, na quinta-feira, e o ministro Tarcísio de Freitas a ato em prol da Ferrogrão, no sábado

2 minutos de leitura
Bolsonaro e Tarcísio de Freitas estarão em Cuiabá na quinta-feira
(Foto: Assessoria)

O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, devem vir a Mato Grosso nesta semana para participar de eventos relacionados a economia e meio ambiente.  

Bolsonaro estará no encerramento de um seminário da Fundação Nacional do Índio (Funai), na quinta-feira (19), que debaterá o “etnodesenvolvimento” de povos indígenas, em Cuiabá. 

A área é um novo ramo de estudos científicos que defende “a autonomia e autodeterminação dos povos indígenas”, uma polêmica que passa pela discussão com ambientalistas e antropólogos. 

O seminário terá foco nos empreendimentos de pesca esportiva no Parque Xingu e de plantação de arroz por Xavantes e Bakairi. Ambos têm apoio do governo federal para a criação de mecanismos que consolidem o desenvolvimento. 

O presidente defende, por exemplo, a liberação de linhas de crédito pelas instituições financeiras para apoiar o avanço da agropecuária desenvolvida por etnias indígenas. Os empreendedores indígenas dizem que a falta de apoio financeiro é um percalço para a manutenção de suas atividades. 

No mesmo dia, Bolsonaro deve entregar máquinas agrícolas para produtores indígenas. A entrega deve ser feita a comunidades em Campo Novo do Parecis (385 km de Cuiabá). 

A visita deve ter a participação também da ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Flávia Arruda, e do presidente nacional da Funai, Marcelo Xavier. 

Ferrogrão 

No sábado (21), o ministro Tarcísio Gomes estará em ato de defesa da ferrovia Ferrogrão, em Sinop (505 km de Cuiabá). O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Sinop, com a participação de empresários do agronegócio. 

Com 933 quilômetros de extensão, a Ferrogrão ligará Sinop a Miritituba, no Pará. O projeto é avaliado com papel estruturante para o escoamento da produção de soja, milho, farelo de soja, entre outros. O governo prevê investimentos de R$ 8,4 bilhões no projeto de concessão da ferrovia. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes