Bolsonaro diz que vai “reclassificar” covid-19

Doença deixaria de ser pandemia para endemia

Nesta quinta-feira (03), o presidente Jair Bolsonaro fez um post nas redes sociais ao lado do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no qual afirmou que o governo estuda a possibilidade de mudar a classificação do covid de “pandemia” para “endemia”.

O texto publicado por Bolsonaro diz o seguinte: “-Em virtude da melhora do cenário epidemiológico e de acordo com o § 2° do Art. 1° da Lei 13.979/2020, o Ministro da Sáude, Marcelo Queiroga, estuda rebaixar para ENDEMIA a atual situação da covid-19 no Brasil”

Mas, você sabe a diferença entre pandemia, endemia e epidemia?

Pandemia é a disseminação mundial de uma doença (epidemia). Ela pode surgir quando um agente  infeccioso se espalha ao redor do mundo e a maior parte das pessoas não são imunes a ele.

endemia é quando uma doença é de causa e atuação local. Ela se manifesta com frequência em determinada região, mas tem um número de casos esperado – um padrão relativamente estável que prevalece.

A epidemia é quando ocorrem surtos em várias regiões. Ou seja, quando há ocorrência excedente de casos de uma doença em determinados locais geográficos ou comunidades, e que vão se espalhando para outros lugares, além daquele em que foram inicialmente identificados.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFies: estudantes inadimplentes podem renegociar dívidas no dia 7
Próximo artigoVídeo | Sargento aposentado da PM é assassinado na frente das filhas enquanto trabalhava