Estados

Bolsonaro debate com governadores eleitos o enxugamento da máquina pública e ajustes fiscais

2 minutos de leitura
Bolsonaro debate com governadores eleitos o enxugamento da máquina pública e ajustes fiscais
O Presidente eleito, Jair Bolsonado, participa de Fórum de Governadores eleitos e reeleitos, em Brasília.

O presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), em reunião com governadores eleitos e reeleitos, nesta quarta-feira (14), alinhou agendas que são prioridades para o Executivo. Foram debatidos, por exemplo, mecanismos que possam permitir o enxugamento da máquina pública, ajustes e equilíbrios fiscais.

O governador eleito em Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), disse que foram discutidos métodos para que os recursos arrecadados pela União cheguem mais rápido aos Estados.

Ainda de acordo com o democrata, os repasses do Governo Federal para os Estados de forma mais ágil se daria por meio de uma repactuação do pacto federativo. “O governo vai trabalhar para diminuir o tamanho da máquina federal para que o dinheiro que vem a Brasília, dentro de um novo sistema tributário, possa chegar diretamente onde as demandas estão concentradas, que são os municípios”, detalhou Mauro.

Mauro, em áudio enviado à imprensa, não detalhou se foi debatido o aumento do Auxílio Financeiro de Fomento às Exportações (FEX). Havia a especulação de que o assunto fizesse parte da pauta, pois a intenção é que os Estados passem a receber mais recursos como forma de compensar a isenção de impostos dos produtos exportados.

O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, disse aos governadores que o Brasil vai adotar um sistema de economia liberal, de mercado. “A união de governadores vai ajudar a construir uma agenda para o Brasil para retomar o crescimento, a geração de empregos e buscar o equilíbrio das contas públicas que hoje prejudica muito o Brasil”, avaliou o governador eleito de Mato Grosso.

Na reunião, realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), ficou definido um novo encontro, marcado para dia 12 de dezembro. Bolsonaro, futuro ministros e governadores eleitos e reeleitos vão dar continuidade no alinhamento econômico.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes