Mato Grosso

Boletim aponta que 15 cidades de MT deveriam decretar lockdown

Documento afirma que quase 80 cidades estão classificadas com risco alto ou muito alto de contágio pelo novo coronavírus

2 minutos de leitura
Boletim aponta que 15 cidades de MT deveriam decretar lockdown
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Mais de 50% dos casos de covid-19 confirmados em Mato Grosso estão restritos a 15 municípios. Eles foram classificados como de “risco muito alto” – receberam alerta vermelho – e, de acordo com as orientações do governo do Estado, devem implantar o sistema de bloqueio total (lockdown) o mais rápido possível.

Os dados são do boletim informativo diário da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que, nesta quarta-feira (24), registrou 554 novos infectados pelo coronavírus. No acumulado, desde o início da pandemia, Mato Grosso agora tem 11.571 casos.

O mesmo boletim aponta também que 22 pessoas morram nas últimas 24 horas. Com isso, o número de óbitos subiu para 445.

Alerta vermelho

Das 15 cidades que receberam o alerta vermelho, duas não estavam na lista da primeira classificação de risco divulgada pelo governo: Lucas do Rio Verde e Campo Verde.

Elas se juntaram a outros 13 municípios que receberam a recomendação ainda na semana passada: Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

LEIA TAMBÉM

Também nesta quarta-feira, o governo de Mato Grosso alterou as regras de classificação de risco, tornando-as ainda mais rígidas.

Ela passou a ser feita em três tabelas: a primeira classifica os municípios com menos de 50 casos ativos do coronavírus; a segunda, classifica e aponta as medidas a serem tomadas por municípios entre 51 a 150 casos ativos; e a terceira, para municípios com mais de 150 casos. 

Situação de risco

Conforme a SES, a maioria dos municípios em Mato Grosso já estão com classificação alta ou muito alta.

Além dos 15 em situação alarmante, outros 64 já são considerados com risco elevado de contágio.

O boletim informativo diário desta quarta-feira aponta que 85% dos leitos de UTI de Mato Grosso estão ocupados. No caso caso dos leitos de enfermaria, a taxa de ocupação se mantém na casa dos 25%.

Do total de pessoas que contraíram a covid-19, cerca de 6,4 mil fazem o tratamento em casa, o que significa que têm sintomas leves. Outras 4.160 já estão curadas. 

O número de pessoas que precisou de internação chegou a 480.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes