Aconteceu o que era esperado: o Tribunal Regional Eleitoral prorrogou para o final de novembro a obrigatoriedade dos eleitores de Cuiabá e Várzea Grande de fazerem o cadastro biométrico para ficarem aptos a votar nas eleições de outubro. Com isso, mesmo os eleitores que não fizeram o cadastramento neste ano poderão votar normalmente no primeiro turno e no segundo, se houver.

Por mais que o TRE tenha feito um esforço para abrir novos postos de atendimento, as filas estavam desanimando um público que já não está lá muito satisfeito com a classe política. Cerca de 40% do eleitorado nas duas cidades não se cadastraram, segundo último levantamento do TRE-MT.

O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, pede que o eleitor busque o atendimento o quanto antes. “A prorrogação trará alguns dias a mais de atendimento. A revisão vai até o dia 23 de novembro, no entanto, de 10 de maio a 04 de novembro o cadastro eleitoral estará fechado. Nossa orientação é que o eleitor se mantenha alerta quanto a obrigatoriedade de seu comparecimento e não deixe para fazer a revisão com biometria nos últimos dias”.

A prorrogação da revisão foi deferida pelo Pleno do TRE em sessão plenária ocorrida nesta terça-feira (20/03). A extensão do prazo da revisão foi solicitada pelo corregedor, que também acumula a função de coordenador do Comitê Gestor da Biometria.

“Em que pese este Tribunal, em conjunto com os Cartórios Eleitorais, tenha adotado várias alternativas para a elevação do quantitativo de atendimentos, como por exemplo, abertura de 12 postos em Cuiabá e 05 em Várzea Grande, os números ainda demonstram um percentual de atendimento que ainda não recomenda a homologação das revisões em apreço. Conforme se extrai da base de dados do Sistema ELO do Tribunal Superior Eleitoral: Cuiabá 60,51 % e Várzea Grande 61,11%”.

O corregedor destacou que a prorrogação é necessária para evitar o cancelamento de milhares de títulos, o que traria prejuízo as Eleições Gerais deste ano.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes