Biografia do fundador da Amaggi é lançada em Cuiabá; veja fotos

A escritora Martha Baptista conta com destreza a história de André Maggi, um homem do campo visionário que deu início a uma das maiores companhias do agronegócio brasileiro

(Foto: Suellen Pessetto/ O Livre)

A livraria Janina recebeu na última quarta-feira (15), mais uma grande obra literária. Apreciadores da boa leitura e de histórias sobre homens desbravadores do agronegócio brasileiro, poderão se aventurar na biografia autorizada de “André Maggi: do cabo da enxada ao centro do agronegócio brasileiro”.

O empresário faleceu em 2001, mas antes deixou um legado para filhos, netos e um Estado que por décadas foi carente de pessoas visionárias, destemidas, articuladoras entre tantos outros adjetivos que faziam “seu” André ser admirado.

LEIA TAMBÉM:
Trajetória de André Maggi é contada em livro
Biografia de André Maggi agora disponível ao público

Um dos herdeiros do desbravador, o ex-ministro da Agricultura Blairo Maggi, citou durante homenagem feita ao pai na sede da Amaggi, em abril, a importância do “seu” André para a economia brasileira.

“Ele é inspirador, ele fez a diferença, fez acontecer, nunca teve medo e fez aquilo que todos nós gostaríamos que milhares de pessoas fizessem pelo seu país, pela sua cidade, gerar renda e emprego para que todos possam crescer. É uma honra muito grande para nós como família Amaggi dividir esses momentos com vocês. Esse livro é uma Bíblia, um manual, siga que você será um André Maggi”, disse aos convidados durante a cerimônia.

Quem conta essa trajetória é a escritora Martha Baptista, jornalista polivalente, com passagens por editorias variadas de veículos como o jornal O Globo, a revista Veja e o Jornal do Brasil, entre outros da imprensa nacional. Em Mato Grosso, Martha se especializou no agronegócio, escrevendo pela revista Produtor Rural e atuando em assessorias de imprensa do setor.

Vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo (categoria Informação Política, em 1987) e do Prêmio Embrapa de Reportagem (2005), entre outros, Martha também empregou sua técnica jornalística nos três livros que publicou anteriormente, todos pela Entrelinhas Editora. A história de André Antonio Maggi, além de reforçar a vocação da editora mato-grossense para o registro historiográfico, também é a quarta obra de Martha Baptista com caráter biográfico.

Martha não chegou a conhecer “seu” André, mas sua sensibilidade e faro de escritora, a ajudaram a capitar a essência do empresário através dos relatos de parentes . Baseada em pesquisa jornalística, entrevistas e com rico acervo fotográfico, a biografia registra uma trajetória de vida essencial para se compreender contextos e aspectos humanos do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

“O senhor André teve uma história muito rica. Foi um empreendedor nato e sistemático, como mostra o acervo e os relatos dos filhos e netos”, disse Martha se referindo aos vídeos que foram exibidos durante o lançamento. O material foi colhido ao longo da última década e traz importantes passagens do agricultor, promovendo uma introdução dos leitores ao universo da obra.. Veja:

Disponível para vendas online desde o final de abril, o livro também para ser adquirido na Livraria Janina em Mato Grosso. Os recursos obtidos com a comercialização da obra serão revertidos para as ações sociais da Fundação André e Lucia Maggi, entidade sem finalidade econômica que gere o investimento social privado da AMAGGI – fundada por André Maggi em 1977.

Nos próximos dias, a obra também será lançada na Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, em São Paulo, e em Sapezal (524 km de Cuiabá), cidade fundada por “seu” André.

Confira fotos do lançamento do livro:

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS