Variedades

Bichectomia: médico diz que cirurgia da moda pode causar envelhecimento precoce

Realizada com o objetivo de conquistar um rosto mais fino, em alguns casos a bichectomia pode trazer muita decepção e até perigos

2 minutos de leitura
Bichectomia: médico diz que cirurgia da moda pode causar envelhecimento precoce
(Foto: Andrea Piacquadio / Pexels)

Se você achava que era novidade, se enganou. A bichectomia existe há cerca de 60 anos e, ao longo dos anos, teve picos de modismos. Um deles ocorreu recentemente. Seu princípio se baseia na retirada permanente da gordura na região da bochecha – a chamada bola de Bichat.

Médico cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Victor Cutait afirma que o resultado final a longo prazo, no entanto, tem altas chances de ser insatisfatório tanto fisicamente – já que deixa o rosto com aparência muito fina e desigual – quanto emocionalmente – uma vez que os resultados esperados tendem a não ser alcançados.

Banalização

Apesar da cirurgia ser relativamente simples e pouco invasiva, o especialista adverte que há uma certa “banalização” do uso e que a operação é mais complexa do que centros estéticos demonstram.

“Essa região é ligada a uma área muito delicada da face: próxima a várias terminações do nervo facial, ducto parotídeo, por onde a saliva circula da glândula parótida para a boca, e dos principais vasos sanguíneos da face”.

Justamente por conta disso, há casos de lesões do nervo facial, gerando paralisia, hemorragias, assimetria e infecções.

“A gordura é essencial para sustentação da face e, muitas vezes, não é nossa inimiga. Influenciadoras e a mídia trazem a bichectomia, que é a retirada da gordura, como uma operação com ótimos resultados, já que, no primeiro momento, o rosto realmente aparenta harmonia. Mas, a longo prazo, depois de cerca de dois anos, o procedimento pode minimizar drasticamente a gordura e sustentação do rosto, causando envelhecimento precoce, olheiras e flacidez”, explica o cirurgião.

Para que serve essa gordura?

De acordo com o médico, a gordura da bola de Bichat é essencial, pois ajuda a manter o rosto com formato e estrutura adequados, mais jovial, além de ser muito importante para sustentar a musculatura da face.

“A bichectomia é solicitada eventualmente no meu consultório por pacientes que desejam um rosto menos redondo e, na maioria dos casos, eu não recomendo a operação”, revela o profissional.

“A gordura na região atua como um amortecedor de impactos, além de ajudar nos movimentos de mastigação. A retirada pode, em casos específicos, trazer benefícios, mas é preciso muita cautela para que o resultado não seja o de envelhecimento precoce e desestruturação da face o que, infelizmente, é irreversível”, ele conclui.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes