Biblioteca Estevão de Mendonça retoma atendimento presencial nessa segunda-feira

A biblioteca estadual estava com os atendimentos presenciais suspensos devido ao coronavírus

(Créditos: João Felipe | Secel)

Na próxima segunda-feira (05), a biblioteca estadual Estevão de Mendonça voltará a realizar algumas atividades presenciais abertas ao público. O local estava com as visitações suspensas devido a pandemia de coronavírus.

As visitas guiadas de escolas, grupos de pessoas, turistas e público em geral só serão feitas neste momento com agendamento prévio pelos meios de contato da biblioteca ou preenchendo o formulário diretamente no site www.bibliotecapublica.mt.gov.br. Para utilização do Salão Nobre, é necessário o protocolo de ofício na Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O uso do laboratório de informática está impossibilitado temporiamente porque os computadores passam por processo de manutenção. Assim que solucionados os problemas, o laboratório volta a funcionar com atendimento adaptado ao período de pandemia.

Para empréstimos de livros, o procedimento continua o mesmo:  apresentação da carteirinha da Biblioteca, cada usuário pode emprestar até três títulos de livros por vez, com 10 dias corridos para devolução, podendo ser renovados.

A diferença agora é que os livros disponíveis nas estantes não poderão ser tocados pelo leitor. Com o atual protocolo de biossegurança, o título deverá ser informado ao atendente da sala, que dará a assistência seguindo as recomendações necessárias. Ainda é recomendado que os livros sejam solicitados e reservados antecipadamente por telefone ou e-mail.

Após a devolução, a equipe da Biblioteca Estadual colocará os livros em quarentena para posterior higienização e retorno ao acervo. O procedimento visa assegurar os cuidados necessários para os próximos empréstimos.

Confira o resumo das medidas de prevenção à covid na reabertura da Biblioteca Estevão de Mendonça:

  • Atendimento presencial das 12h às 18h;
  • Uso de máscara OBRIGATÓRIO durante todo período de permanência na biblioteca;
  • Disponibilização de álcool 70% para higienização das mãos em todos os espaços;
  • Redução de mobiliário e limitação de quantidade de pessoas por sala para manter o distanciamento social;
  • Agendamento de visitas e reservas de livros por telefone, e-mail ou site;
  • Procura e separação de livros feitas pela própria equipe da biblioteca para que os materiais das estantes não sejam tocados pelos usuários;
  • Quarentena e desinfecção de livros devolvidos antes de próximos empréstimos.

A Biblioteca e mais serviços

(Créditos: João Felipe | Secel)

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), orientada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso.

Para obter a carteirinha da Biblioteca são solicitadas cópias dos documentos pessoais, duas fotos 3×4 e comprovante atual de residência.

Pelo site www.bibliotecapublica.mt.gov.br também é possível consultar parte do acervo disponível. Atualmente, a Biblioteca Estadual conta com aproximadamente 35 mil volumes cadastrados no sistema Personal Home Library (PHL), que pode ser acessado no menu Serviços/Consulte o Acervo do site.

(Com Assessoria) 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorExportação do café brasileiro cresce mais de 22% em junho
Próximo artigoDia D