Biblioteca celebra 106 anos e lança projeto contra suicídio

O equipamento centenário é a maior biblioteca do Estado e terá programação no Palácio da Instrução nesta segunda-feira, a partir das 19h

Divulgação Governo de MT

A centenária Biblioteca Estevão de Mendonça celebra seus 106 anos de existência com uma programação que reúne e premia profissionais das bibliotecas de todo Estado nesta segunda-feira (26), a partir das 19h, no Palácio da Instrução. Além disso, a atividade propõe ampliar o debate sobre o tratamento e a prevenção da depressão e suicídio e conta com palestra sobre sua história.

Trata-se do “Todos pela Vida: Biblioteca e amigos unidos no tratamento e na prevenção da depressão e suicídio”, projeto que será lançado na ocasião, às 20 horas, com a presença da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT), Waldineia Almeida.

Em março de 1912, a então Bibliotheca Pública abria suas portas à comunidade, sob a direção do advogado e historiador Estevão de Mendonça. Desde então, a maior biblioteca do Estado passou por mudança em seu espaço físico e a instalação no Palácio da Instrução só ocorreu em 1956.

O equipamento cultural, gerido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), possui acervo composto por aproximadamente 100 mil volumes em diversas áreas do conhecimento, também em conteúdo digitalizado, com catalogação de informações referenciais de uma obra.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça fica na Rua Antonio Maria, nº 151, Centro Norte, dentro do Palácio da Instrução. A entrada no evento desta segunda-feira (26) é gratuita. Confira a programação completa:

Foto: Meneguini/Gcom-MT

19:00: Abertura oficial – Gerente da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM)/ Bibliotecária Elienes Maria Moreira.

19:30 Palestra: BPEEM 106 anos de história – Professor Pedagogo BPEEM/ Carlos Alberto Assunção.

20:00 Lançamento do projeto: “Todos pela vida: biblioteca e amigos unidos no tratamento a prevenção da depressão e suicídio” – Coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de MT (SEBPMT)/ Waldineia Almeida.

20:30 Palestra: “Inovação para 1ª região: as propostas da 18ª gestão do CRB1 Para o Triênio 2018/2020”. – Presidente do Conselho regional de biblioteconomia primeira região (CRB1)/ Bibliotecário Fábio Lima Cordeiro.

21:00 Solenidade: Entrega da Medalha Rubens Borba de Moraes ao profissional bibliotecário destaque de 2017 – Bibliotecária Conselheira do CRB 1/ Waldineia Almeida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS