Eleições 2018

Bezerra quer levar MDB para apoiar Mauro Mendes e puxar Wellington junto

3 minutos de leitura
Bezerra quer levar MDB para apoiar Mauro Mendes e puxar Wellington junto
(Foto: Ednilson Aguiar / O Livre)

O presidente do MDB e deputado federal Carlos Bezerra está determinado a levar o seu partido para a aliança do pré-candidato a governador Mauro Mendes (DEM). Atualmente, o MDB está no grupo que sustenta a pré-candidatura do senador Wellington Fagundes (PR) ao governo. A ideia é que, com a perda do MDB, Wellington perca força e acabe compondo com Mendes, em uma grande coligação de oposição ao governo Pedro Taques (PSDB). O plano é derrotar Taques e encerrar as eleições deste ano ainda no primeiro turno.

“Há uma corrente, mais ligada ao Bezerra, que defende apoio a Mauro com objetivo de formar uma única candidatura de oposição. Eles não têm interesse em disputar com Wellington. Eles acreditam que, se o MDB for com Mauro, o Wellington também irá e a eleição terminará no primeiro turno”, disse a deputada estadual Janaina Riva (MDB), nesta quarta-feira (11).

No pacote de negociações com o grupo de Mendes, Bezerra incluiu as eleições municipais de 2020 e a estrutura para os candidatos a deputado do partido nas eleições deste ano. A chapa majoritária está fora da mesa de negociações com o MDB, pois já está pré-montada: Otaviano Pivetta (PDT) deve ser candidato a vice-governador, enquanto Jayme Campos (DEM) e Carlos Fávaro (PSD) devem concorrer ao Senado. O grupo ainda tenta encaixar o pré-candidato a senador Adilton Sachetti (PRB) na composição.

Contrários

Dentro do MDB, por ora, há poucos pontos de resistência ao projeto de Bezerra. Além de Janaina, que é nora de Wellington, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, que é aliado do senador há muitos anos, discorda dos planos do cacique. Emanuel foi a Brasília hoje e, em meio à agenda institucional, incluiu uma reunião com Wellington para tentar reverter o apoio do MDB a Mendes.

“Eu vou continuar defendendo apoio a Wellington. Nós começamos essa candidatura. O MDB é a base disso tudo, plantamos essa ideia lá dentro. Estava definido dentro do partido que a hipótese de não apoiar a candidatura do Wellington seria considerada apenas se ele não se viabilizasse. Com a candidatura viabilizada, fica muito ruim para o partido deixar a aliança. Não tem desculpas para isso”, afirmou a deputada.

Janaina disse que, se o sogro mantiver a candidatura, ela o apoiará, mesmo se o MDB migrar para o grupo de Mendes. “Se não houvesse a candidatura dele, eu não teria problema nenhum em apoiar o Mauro Mendes. Já conversei com ele, participei de reuniões com o Bezerra. Se Wellington for candidato, mantenho apoio a ele e tenho certeza que o Bezerra vai entender”, disse.

A perda do MDB deve ser o segundo grande golpe na candidatura de Wellington, que já perdeu o apoio do PSD para o projeto de Mendes. O PP também abriu conversações com o pré-candidato do DEM. O PTB e o PC do B compõem o grupo que lançou o senador para a disputa ao governo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes