Cidades

Bares e restaurantes: toque de recolher não diminui contaminação e gera o caos social

Entidade que representa a categoria afirma que funcionamento noturno é seguro e apela pela liberação

1 minuto de leitura
Bares e restaurantes: toque de recolher não diminui contaminação e gera o caos social
(Foto: Agência Brasil)

No início de março, o governo de Mato Grosso decretou toque de recolher a partir de 21h em todo o Estado. A ideia era conter o avanço da doença, que colapsou o sistema de saúde. A restrição no horário afeta diretamente o funcionamento de bares e restaurantes.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT), que representa a categoria, vê as restrições com “preocupação” e pediu que a medida seja revista.

As perdas do setor são o argumento para o sentimento: “o setor vem pagando a conta sozinho”, argumenta. Alguns estabelecimentos, segundo a entidade, estão há quase 30 dias fechados.

Em nota, a entidade afirma que medidas como o toque de recolher podem gerar ainda mais danos à economia já fragilizada.

“A associação insiste que a medida coloca a sociedade em risco, gerando falências, desemprego, estresse e caos social apenas para evitar aglomerações em locais pontuais da cidade, que poderiam facilmente ser fiscalizados e punidos, tendo como alternativa a suspensão do alvará do estabelecimento infrator”, argumenta.

Para a Abrasel, a atividade noturna de bares e restaurantes não é responsável pela disseminação do vírus. Como consequência do fechamento, o toque de recolher promove outros tipos de aglomerações.

“As pessoas irão se encontrar em reuniões privadas, sem o controle da fiscalização e o afastamento observado pelos restaurantes”, continua, apontando ainda os encontros familiares e de jovens em chácaras e condomínios, como “verdadeiros focos de contaminação”.

Sem se dirigir o pedido, a entidade finaliza a nota propondo autorização para o funcionamento noturno dos restaurantes e reforço na fiscalização para intensificar as punições aos infratores.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes