Mato Grosso

Banco vai ter que indenizar cliente que esperou uma hora e meia na fila

2 minutos de leitura
Banco vai ter que indenizar cliente que esperou uma hora e meia na fila
Imagem ilustrativa (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Em 2016, um cliente do Bradesco precisou esperar por exata 1 hora e 24 minutos para ser atendido em uma agência de Rondonópolis (210 km de Cuiabá). Agora, com a decisão em segunda instância, vai receber R$ 6 mil por danos morais.
O juiz que proferiu a sentença em primeiro grau, Luiz Antonio Sari, considerou que a demora no atendimento é rotineira, mas quando nem a lei e nem os regulamentos são seguidos para garantir tratamento digno ao cidadão, é hora de o Judiciário entrar em ação.
Ele estipulou a condenação explicando que a demora excessiva no atendimento vai de encontro à dignidade da pessoa humana, respaldada pela Constituição da República de 1988.
“O descaso com que a instituição financeira trata seus clientes é imoral”, disse.
Ele levou em consideração também que a instituição bancária não se desculpou e nem ao menos apresentou um plano para redução das longas filas. A única declaração foi a de que não cometeu ilegalidade.
Em caso similar que ocorreu em Mato Grosso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) chancelou a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A instituição foi condenada a indenizar em R$ 5 mil um homem que passou mais de duas horas numa fila de espera em agência localizada no município de Rondonópolis.
Ao negar provimento ao recurso do banco, a ministra relatora do caso, Nancy Andrighi, destacou que, segundo a jurisprudência do STJ, para haver direito à reparação a espera em fila de atendimento deve ser excessiva.
No caso dos autos, a ministra ressaltou o fato incontroverso de que o cliente esperou duas horas e sete minutos para ser atendido na agência, o que, para ela, configurou espera excessiva passível de indenização por danos extrapatrimoniais.
(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes