Baiano Filho não é encontrado pelo Gaeco e depoimento é adiado

Deputado é investigado por desvios no Detran-MT e foi procurado em quatro oportunidades para ser notificado a prestar esclarecimentos

(Foto: Divulgação)

O deputado estadual José Joaquim de Souza Filho, o Baiano Filho (PSDB), foi procurado por, pelo menos, quatro vezes, mas não foi encontrado pelos membros do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado). O parlamentar seria ouvido nesta terça-feira (03) na sede do órgão, ligado ao Ministério Público Estadual (MPE).

Baiano Filho é investigado na Operação Bereré, que apura desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Além dele, outros seis deputados também são alvo das investigações. Na segunda-feira, o deputado Ondanir Bortolini, o Nininho (PSD), prestou depoimento e se disse vítima do esquema.

O Gaeco não considera a possibilidade de conduzir coercitivamente o deputado. De acordo com a assessoria do órgão, nesta fase inicial da investigação é dada a possibilidade para que os investigados se expliquem sobre os fatos apurados. Contudo, não há obrigação de comparecimento.

Ao todo, R$ 27,7 milhões teriam sido desviados em contratos do órgão. O empresário Antônio Eduardo da Costa e Silva, sócio da Santos Treinamentos, uma das empresas supostamente responsáveis por ocultar a origem ilícita do dinheiro, também seria ouvido na manhã de hoje. O depoimento do empresário foi remarcado a pedido dele, ainda sem data divulgada.

No período da tarde, deverão ser ouvidos o chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, Silvio Cesar Corrêia Araújo, e o deputado estadual Ronaldo Júnior (MDB). Os dois depoimentos foram confirmados pelos promotores Carlos Zarur e Samuel Frungillo, que coordenam as oitivas no Gaeco.

A operação se baseia na delação premiada do ex-presidente do Detran-MT Teodoro Lopes, conhecido como Dóia. Os valores teriam sido desviados de um contrato para o registro de contratos de financiamento de veículos (gravame) com a EIG Mercados Ltda, atualmente registrada como FDL Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação Ltda.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

O LIVRE ADS