Cidades

Babu ensina estampa de ladrilhos com técnica de ‘stencil’ na Casa do Artesão

2 minutos de leitura
Babu ensina estampa de ladrilhos com técnica de ‘stencil’ na Casa do Artesão

Como parte das comemorações do aniversário de Cuiabá, o Sesc Casa do Artesão oferece uma atividade que mescla arte de rua e arquitetura colonial. A atividade “Casa Criativa: Oficina de Stencil” oferece a oportunidade de aprender imagens de ladrilhos hidráulicos, a partir da técnica de stencil, ensinada pelo artista plástico e grafiteiro Babu Seteoito.

Serão duas oficinas gratuitas, com duração de cinco horas cada; das 13h30 às 17h30 na sexta-feira (06) e das 8h30 às 12h30 no sábado (07). “Será bem prática, rápida, dinâmica inspirada por coisas cotidianas. É um workshop pocket, bem descontraído, nada muito formal como geralmente se espera de uma oficina”, explica Babu.

Na ocasião, os participantes poderão aprender com a artista todas as etapas da confecção de um stencil, que passa pelo corte, transferência e impressão. Esta última, apresenta possibilidades inúmeras de criação, como ressalta Babu. “O legal disso tudo será a impressão. Vamos imprimir em camisetas, ecobags e vou estampar a parede de um jardim”.

Foto: Diego Almeida

O stencil consiste na utilização de moldes vazados e tinta para criação de imagens. A técnica é muito utilizada por artistas que utilizam o espaço urbano como tela para sua arte e para expressar mensagens rápidas e propagar símbolos.

“Na atividade as pessoas poderão ver a utilização disso no cotidiano, a praticidade de você recortar um papel e com a tinta poder decorar coisas, paredes, camisetas, peças de vestuário”, que está há pelo menos 17 anos espalhando cor pelas ruas. Nesta trajetória, o artista já variou nas técnicas das artes plásticas, construindo diferentes narrativas.

Durante um bate-papo, o artista também conta que irá levar para atividade o histórico e a utilização dos ladrilhos hidráulicos, muito presentes na arquitetura colonial e ainda hoje decoram casarios cuiabanos, como uma homenagem a Cuiabá que completa seus 299 anos neste domingo (08).

“Vamos trabalhar com quatro ou cinco estamparias naquele modelo e vou falar um pouco sobre esse tipo piso, como ele chegou aqui em Cuiabá, como eram feitos e porque as pessoas gostavam tanto de ter esse artefato em casa”, releva Babu.

As inscrições são gratuitas pelo (65) 3611-0507 e a faixa etária da atividade é 12 anos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes