Destaques

Aumento de salários do alto escalão é retirado de pauta, mas não está enterrado

Sessão extraordinária chegou a ser realizada no sábado à noite (9), após um longo dia de negociação entre Botelho e o governo, que resolveu voltar atrás na proposta

1 minuto de leitura
Aumento de salários do alto escalão é retirado de pauta, mas não está enterrado
(Foto: Marcos Lopes/ ALMT)

Em uma rápida tramitação de cinco dias na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a mensagem nº 50 – encaminhada pelo governador Mauro Mendes (DEM), criou grande polêmica no último final de semana.

A mensagem – que se transformou no projeto de lei complementar nº 42, de 2020 – previa alterações que “beneficiariam” servidores públicos do alto escalão.

A urgência pela aprovação da matéria fez com que o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), convocasse uma sessão extraordinária no sábado à noite (9) – uma situação nada comum.

A pressão – inclusive de membros da base governista – fez o governo recuar da proposta que aumentaria os salários de diretores e cargos de alto escalão das autarquias e empresas públicas do Estado.

Na geladeira

Com isso, o projeto ficará um tempo na geladeira, já que nesta segunda-feira (11) está prevista a publicação da lei que cria o programa de ajuda emergencial do Governo Federal aos Estados e Municípios.

Um dos critérios estabelecidos pelo programa – que vai distribuir R$ 125 bilhões de ajuda emergencial – é que os entes federados não aumentem salários dos servidores e nem criem cargos – comissionados ou não – até final de 2021.

Contudo, essa retirada de pauta não significa que o projeto esteja enterrado em definitivo. O próprio presidente Botelho ponderou que o tema pode vir a ser discutido em nova oportunidade.

Na avaliação do presidente da ALMT, o momento mais adequado para esse tipo de pauta deve ocorrer quando o calor da pandemia tiver mais ameno.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes