Cidades

Aumenta em 20% os casos de abuso sexual contra crianças em Sinop

4 minutos de leitura
Aumenta em 20% os casos de abuso sexual contra crianças em Sinop
Foto: Simone Casagrande

No dia 18 de maio é lembrado em todo o País o Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. De acordo com informações da Assistência Social de Sinop, somente de 2016 a 2017, foram registrados um aumento de 20% no número de casos de abusos sexuais contra menores e mais de 233% de aumento na negligencia contra crianças. Para a coordenadora Assistência Social, Rosane Nara Mendes, apesar do intenso trabalho de conscientização os casos seguem aumentando de maneira alarmante.

“Nós estamos trabalhando desde fevereiro nas escolas públicas do município afim de conscientizar e informar as crianças sobre as formas de violação dos seus direitos fundamentais, com palestras e acompanhamento. Também lançamos um concurso de cartaz. O desenho vencedor do projeto será utilizado como símbolo municipal da campanha para o próximo ano, para a confecção de material para palestras e eventos do município pelo período de um ano, após o qual será realizado novo concurso”, disse.

A coordenadora atribui ainda ao trabalho de conscientização uma melhora no número de registros.

“Nós temos também nas escolas um acompanhamento com psicólogos e apoio aos professores. Sabemos que os primeiros a ter contato com as crianças que conhecem seu comportamento são mesmo eles”, lembrou.

Recentemente foi registrado o caso de uma professora que identificou por meio de um desenho que uma criança de 09 anos estaria sofrendo abuso sexual.

Apesar dos benefícios trazidos com o aumento dos registros Rosane alerta para o problema de falsas denúncias.

“Temos que ter muita cautela na investigação (informação) sobre o tema que é bastante delicado para também não cometermos nenhuma injustiça”, finalizou.

País manchado pela pedofilia

De acordo com informações da Polícia Federal, o Brasil possui o quarto lugar no consumo de pedofilia no mundo. Não existe um perfil definido para se reconhecer um pedófilo, porém dentre as possíveis causas que levam uma pessoa a prática da pedofilia estão: sexualidade reprimida, abuso na infância, perversão sexual e desvio de personalidade de origem psicológica. Suas estratégias para atrair crianças e adolescentes pela internet podem ser facilmente detectadas, suas vítimas geralmente são crianças e adolescentes entre dois e 16 anos que foram abusadas sexualmente e tiveram suas imagens distribuídas na internet para consumo da rede criminosa que se estende pelo mundo.

Pioneira nesta área de investigação no país, a PF acompanha os casos por meio de iniciativa própria ou de denúncias feitas através do site www.pf.gov.br. Sendo comprovada a existência do crime, é instaurado inquérito policial e daí para frente passa-se a investigar os possíveis suspeitos com o objetivo de encontrar provas que o identifique para realização de sua prisão. Além do site já mencionado outros números também poderão ser acionados para fazer denúncias tais como: o nº 100, além do 190 da Polícia Militar, o sigilo da informação e o anonimato são garantidos.

A operação mais recente de combate a pedofilia no Brasil, foi realizada nesta quinta-feira (17), onde 251 pessoas foram presas, 579 mandados de busca e apreensão com o envolvimento de 2,6 mil policiais envolvidos.

Em Mato Grosso uma pessoa foi presa. O suspeito é um professor de inglês de 45 anos foi preso em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá.

Campanha Nacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o abuso sexual como um fenômeno de maus tratos na infância e na adolescência. As crianças e os adolescentes vítimas da violência sentem medo, culpa e remorso porque quem pratica o abuso, geralmente com crianças, é uma pessoa que ela ama, não podendo assim, entender o que está acontecendo.

O Dia 18 DE MAIO é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

A proposta do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Nas redes sociais, internautas estão abraçando a causa 18 de Maio. Manifestando apoio utilizando o tema Faça Bonito em fotos de perfil e a #PodeSerAbuso em suas feed notícias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes