Cidades

Aula de inclusão digital para todas as idades: conheça os netos de aluguel

2 minutos de leitura
Aula de inclusão digital para todas as idades: conheça os netos de aluguel
Welber ensinando uma aluna / Arquivo pessoal

No mundo da internet e aplicativos, onde tudo é muito rápido, aqui e agora, nem todo mundo tem a facilidade de acompanhar o fluxo. Aqueles que tem uma idade “mais avançada”, às vezes tem dificuldade em lidar com celulares, notebooks e afins. Foi observando esse problema dentro de casa, que Welber Duarte, 21 anos, criou o Netos de Aluguel.

“Meu pai tem 74 anos, minha mãe já tem 60, e para eles foi um pouco difícil entrar nessa questão da tecnologia por serem de uma geração diferente da nossa, né? Vendo essa dificuldade percebemos que esse é um problema que envolvem bem mais pessoas” explica Welber.

Um dia, uma amiga dele que tem uns tios mais ou menos da mesma idade que os pais dele, contou que eles queriam ajuda para aprender a usar o computador, e perguntou ao Welber se ele poderia ajudar já que na época ele estava cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O jovem conversou com os tios e começou a dar aulas para eles, ensinando a usar o notebook e o celular.

Os pedidos de ajuda mais recorrentes dos alunos são para aprender a usar o Whatsapp, aplicativos em geral de celular e até a salvar contatos. Coisas que podem parecer simples, mas para os avós são complicadas pelo excesso de detalhes ou por medo de estragar o aparelho.

Bianca Weihs, 22 anos, é namorada de Welber e também ajudava os avós no quesito tecnologia, então acabou entrando no projeto também. Com o tempo, os dois perceberam que a questão vai além de se inserir no mundo digital: é mais uma questão de ter companhia e participar do dia a dia dos netos.

“Nós atendemos algumas pessoas mais jovens, também. Tivemos um aluno que tem cerca de 40 anos, que não tinha muito conhecimento sobre redes sociais e nos pediu uma ajuda para que ele agisse de forma correta na internet. Então, nós passamos dois meses acompanhando o que ele fazia e dando essa consultoria”

Nesse caso, o foco foi ensinar a usar as redes sociais de forma mais saudável. Apesar de ter virado um projeto em parceria, Welber e Bianca atendem seus alunos de forma separada. Ela fica com as mulheres, e ele com os homens, cada um com suas aulas. Segundo Bianca, foi a forma que eles encontraram para que os avôs e avós se sentissem mais confortáveis.

O casal atendeu 14 avós nos últimos meses e no momento, possuem três com atendimentos regulares. Cada aula dura entre uma hora a uma hora e meia, e o custo é acessível, variando de acordo com as necessidades e localidade do aluno. Os Netos de Aluguel atendem em Cuiabá e Várzea Grande. Mais informações e agendamento de aulas, pelos telefones (65) 99292-7432 ou (65) 98138-3553. Eles também tem um site com todas as informações e um Instagram.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes