Comportamento

Até 20% dos mato-grossenses entram na idade adulta com alguma doença crônica

Hipertensão e diabetes são as ocorrências mais comuns, de acordo com pesquisa do IBGE. Na lista também aparece a depressão

2 minutos de leitura
Até 20% dos mato-grossenses entram na idade adulta com alguma doença crônica
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Até 20% da população de Mato Grosso entra na idade adulta como alguma doença crônica relacionada ao peso, falta de exercício ou consumo exagerado de bebida e alimento.  

O diagnóstico está na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A hipertensão é o caso mais frequente. 

Até o fim do ano passado, 21,6% das pessoas com 18 anos ou mais disseram ter sido diagnosticada com a doença. A maioria (83,5%) disse que obedece às regras para o controle da pressão alta. 

Outras doenças

A depressão, considerada um problema de saúde pública, já atingiu 8,6% da população de Mato Grosso.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela se caracteriza por transtorno mental, tristeza e oscilação de sentimentos. Na época, 32,6% das pessoas diagnosticados usavam medicamento. 

A diabetes foi a terceira doença crônica mais citada pelos mato-grossenses, com uma proporção de 6,6% dos 3,4 milhões de habitantes.

A doença altera a composição sanguínea, geralmente, pelo consumo excessivo de açúcar. O mesmo questionário identificou que 11,3% das pessoas consomem doce, mas sem especificar a regularidade.

A pesquisa mostrou ainda que 1,8% da população foi diagnosticada com câncer e 1,9% com insuficiência renal
  

Elas são silenciosas

O estudo reforça para o quadro de doenças crônicas por se tratar de debilitações do organismo que se desenvolvem lentamente e com sintomas podem levar alguns anos para ser percebidos. 

Essa avaliação pode ser confrontada pela proporção de pessoas que consideram ter boa saúde em Mato Grosso. O número está em 7 para cada 10, conforme a pesquisa. 

No mesmo período, foi verificado redução no consumo de tabaco, mas aumento do consumo de bebidas alcóolicas e de maneira abusiva. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes