Ata ou desata

TRE nega adiar julgamento sobre a famosa ata da candidatura de José Medeiros

(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) negou o pedido da defesa do senador José Medeiros (Podemos) para adiar o julgamento da suposta fraude na ata que homologou a convenção partidária de 2010 colocando o parlamentar como suplente do mandato que era ocupado por Pedro Taques (PSDB). Com isso, o caso será julgado nesta terça-feira (31).

O argumento para tentar adiar o julgamento era a impossibilidade de um dos advogados estar presente na sessão, pelo fato de que estará em Brasília (DF) acompanhando uma outra ação. A Justiça Eleitoral, no entanto, não acatou a alegação, pois o senador conta com outros advogados no caso.

“José Antônio dos Santos Medeiros é defendido nesta ação pelos advogados Zaid Arbid, subscritor do pedido, e, ainda, Benedito Palmeira Neto e Joifer Alex Caraffini. Portanto, havendo mais de um defensor devidamente habilitado nos autos, o pedido de adiamento do julgamento, sob alegação de impossibilidade de comparecimento de um dos profissionais, não prospera”.

A ata de registro da candidatura a uma das vagas no Senado nas eleições de 2010 tinha Pedro Taques como cabeça de chapa, Zeca Viana (PDT) como 1º suplente e Paulo Fiúza (PV) como 2º suplente.

Depois que Zeca Viana desistiu para disputar – e vencer – uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Paulo Fiúza teria subido para 1º suplente, com a entrada de José Medeiros como 2º suplente.

A suposta fraude teria invertido a ordem, fazendo com que Medeiros assumisse a suplência antes de Paulo Fiúza. Anteriormente, o senador José Medeiros afirmou que se sente tranquilo, disse confiar na Justiça e que continua fazendo seu trabalho de senador normalmente.

Caso o TRE considere que a fraude é passível da perda de mandato, Medeiros deve perder o cargo de senador. Com isso, o terceiro colocado naquelas eleições, Carlos Abicalil (PT), assumiria o posto de senador. O mandato questionado nesta ação, no entanto, terá novo ocupante escolhido nas eleições de outubro deste ano.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorCiclo Almodóvar exibe “Fale com Ela” no Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira
Próximo artigoOperação da PF combate fraudes no seguro defeso em três estados

O LIVRE ADS