Principal

Assembleia Legislativa aprova a PEC do Teto de Gastos

2 minutos de leitura
Assembleia Legislativa aprova a PEC do Teto de Gastos

Ednilson Aguiar/O Livre

Assembleia Legislativa

Assembleia Legislativa: aprovação de PEC dará fôlego ao governo estadual

A Assembleia Legislativa aprovou, em segunda votação, por 18 votos a 4, a proposta de emenda constitucional (PEC) do Teto de Gastos, na manhã desta quarta-feira (22).

O projeto ainda será levado a plenário mais uma vez, para ser votado em redação final.

Votaram contra a PEC a deputada Janaina Riva (PMDB) e os deputados Allan Kardec (PT), Valdir Barranco (PT) e Wancley Carvalho (PV).

O deputado  Max Russi (PSB) participou da votação. Russi e Wilson Santos (PSDB) deixaram temporariamente seus cargos de secretários de Estado e voltaram à Assembleia nesta quarta. Wilson, assim como Gilmar Fabris, não participaram da votação, pois estavam ausentes.

Segundo o governador Pedro Taques (PSDB), eles retomaram suas cadeiras na AL para indicar emendas impositivas ao orçamento de 2018.

Janaína disse que votou contra por convicção, mas comemorou os avanços obtidos para algumas categorias ao longo da discussão da PEC, como autorização para realizar concursos.

Barranco, por sua vez, destacou que a oposição conseguiu atrasar a votação. “Somos minoria. Mas mesmo sem impedir a PEC, ela não avançou na velocidade que o governo queria”, disse.

O deputado Romoaldo Júnior (PMDB) afirmou que, com o Teto, sobrará dinheiro no caixa para investimentos. Ele aproveitou para cobrar o pagamento das emendas parlamentares. “Nem emenda para posto de saúde está sendo liberada. As emendas são impositivas e não são cumpridas. Os deputados vêm aqui no plenário e fazem tudo o que o governo quer. Mas é uma via de mão única. Quem acaba sofrendo são os municípios do interior e comunidades rurais”, disse. 

Na tribuna, Max Russi agradeceu a aprovação e destacou a importância do Teto para renegociar a dívida de Mato Grosso com a União. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco, agradeceu também a oposição por não obstruir a votação de hoje.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes