As togas, as palavras e os gestos

Os ministros não dão socos e nem pedradas ainda, mas alguns deles têm lançado suspeitas e palavras ofensivas

Quando os ministros do STF adentram ao palco dizem coisas de outros modos e ainda antes de abrir a boca ou de escrever.

Os cabelos, as gravatas, os ternos, os sapatos, os broches, os distintivos,  e os colares e os vestidos no caso das ministras, eis alguns signos que falam, aos quais são acrescentados os xampus, os perfumes, as cores artificiais de algumas cabeleiras, o esmalte das unhas, os cuidados com as sobrancelhas, os óculos ou lentes, enfim as idiossincrasias peculiares a cada um dos onze.

Não é novidade que o corpo fala e bem antes das palavras ditas e escritas. Mas como fala o corpo e desde quando?

A saudação com a mão aberta destinou-se originalmente a mostrar ao semelhante a ausência de pedras, de paus ou de outras armas em tal aproximação.

O sorriso, o esgar, o sobrolho, a respiração em ritmo tranquilo e a ausência do vermelho no branco dos olhos completam este quadro tão expressivo.

Quando os ministros começam a falar já disseram muito. E o corpo e seus adereços prosseguirão falando para reforçar ou negar o voto, às vezes antecipado em vazamentos na mídia, em ilações de jornalistas ou mesmo em entrevistas de ministros que falam fora dos autos.

Os ministros não dão socos e nem pedradas ainda, mas alguns deles têm lançado suspeitas e palavras ofensivas uns aos outros, sem contar ameaças (não tão veladas) de macular o notório saber jurídico e a elevada reputação que só pareceram óbvias a quem os indicou para a mais alta corte e àqueles que os sabatinaram.

Toga é do mesmo étimo de teto e de detetive, que tudo cobre no primeiro caso e tudo descobre no segundo.

O tempora! O mores! (Ó tempos! Ó costumes!). Nem se pode mais aplicar outro dito famoso: ridendo castigat mores (rindo, ele repreende os costumes). O momento é de lágrimas, de choro e às vezes de ranger de dentes, mas não de rir.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEleição presidencial já tem 14 pré-candidatos oficializados
Próximo artigoCom salário de R$ 33,7 mil, senadores de MT gastam quase R$ 300 mil em verbas

O LIVRE ADS