As quatro principais uvas tintas

Existe uma infinidade de uvas e para melhorar, praticamente todas podem ser mescladas na hora de produzir um bom vinho. Até branca com tinta, como é feito em regiões da França e que poucos conhecem. 

Então, se você tinha a pretensão de ser um profundo conhecedor de todas as castas, esqueça meu amigo. Isso é coisa para maluco! Mas para não travar e achar que vinho não é para você, que tal começar conhecendo as quatro principais uvas tintas do mundo?

CABERNET SAUVIGNON
É conhecida internacionalmente como a “Rainha das uvas tintas”. É plantada em praticamente todos os países produtores e dela sai um vinho intenso, forte, com bastante tanino e com aromas de groselha, ameixas pretas, amoras, hortelã, pimenta, eucalipto, madeira de cedro, folha de tomate, chocolate preto, mas a principal característica dela é o aroma de pimentão. Sentiu pimentão, muito provavelmente será Cabernet Sauvignon.

MALBEC
A mais famosa uva da Argentina, a Malbec é uma uva que tem uma casca muito grossa para resistir às altas temperaturas de lugares como Mendoza, que é um deserto. Por lá se faz muito calor (com certeza mais que no Brasil) e ela precisa sobreviver. Da Malbec saem vinhos encorpados, intensos, daqueles que pintam os dentes.

Os aromas mais típicos são os de frutas vermelhas misturadas com violeta. Se passar por madeira fica ainda mais intenso e, para quem gosta de uma boa carne, é uma excelente combinação.

CARMENÉRÈ
A Carmenere é a uva do Chile. Tem uma história bem legal, pois foi esquecida pelo mundo todo e depois foi redescoberta lá no Chile, onde se deu muito bem. Praticamente todos os produtores de lá produzem essa uva e dela saem os mais variados tipos, dependendo de como o enólogo quer fazer. A principal característica dela é um aroma de goiaba intenso. Não que todas tenham, mas é fácil encontrar isso principalmente nos vinhos mais baratos.

MERLOT
Se você assistiu ao filme Sideways – Entre umas e outras, vai se lembrar dela. O protagonista não gostava de Merlot. Mas não se deixe levar pela película, porque é só ficção. A Merlot é uma uva que produz vinhos sensacionais, inclusive um dos mais famosos do mundo, o Petrus (fala-se Petrús) é feito de Merlot.

Tem aromas de ameixas, amoras, uvas passas, aspargos, chocolate, moca.

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMãe protege as filhas e é brutalmente chicoteada pelo marido
Próximo artigoProcuradoria e AGU anunciam acordo de R$ 1 bi para Amazônia