A Propósito

As condenações do Aprendiz

1 minuto de leitura
As condenações do Aprendiz
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O ex-vereador João Emanuel Moreira Lima foi condenado a mais 11 anos e 2 meses de prisão em regime fechado em uma das ações penais derivadas da Operação Aprendiz, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) em 2013. No total, as condenações do ex-parlamentar já somam 43 anos e quatro meses de prisão.

[featured_paragraph]Ex-cunhado do ex-presidente da Assembleia Legislativa José Geraldo Riva, João Emanuel está preso preventivamente no Centro de Custódia da Capital (CCC) desde setembro de 2016. Ele é acusado de chefiar uma organização criminosa que praticava crimes contra a administração pública, de falsidade ideológica, estelionato, grilagem de terras e adulteração de documentos.[/featured_paragraph]

À época, vazou um vídeo em que o ex-vereador aparecia negociando uma suposta fraude em processo licitatório da Câmara de Cuiabá, da qual era presidente. O dinheiro desviado serviria para uma futura campanha a deputado estadual e para que não viesse à tona uma falsificação em escritura pública de compra e venda de imóveis.

Além dele, outros cinco réus foram condenados na ação, sendo eles o filho do desembargador Evandro Stábile, Evandro Viana Stábile, cuja pena foi de dois anos e seis meses em regime aberto, Erica Patrícia Cunha da Silva Rogotti, condenada a oito anos de prisão, Amarildo dos Santos, a seis anos e seis meses, e Pablo Noberto Dutra Caires, a dois anos e seis meses.

A decisão é do juiz da 7ª Vara Criminal de Cuiabá Marcos Faleiros e ainda cabe recurso.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes