Cidades

As Bahias e a Cozinha Mineira encerra seminário no Sesc Arsenal neste sábado

3 minutos de leitura
As Bahias e a Cozinha Mineira encerra seminário no Sesc Arsenal neste sábado

Divulgação/Eduardo Pimenta

As Bahias e a Cozinha Mineira

Grupo embala a noite no Sesc Arsenal com sonoridade dançante carregada de referências

Muita cor e purpurina dão o clima tropical e contracultura que toma conta do jardim do Sesc Arsenal no próximo sábado (24). Com show dançante e gratuito, As Bahias e a Cozinha Mineira é a atração principal que sobe ao palco, às 22h30, e encerra a programação do Seminário de Políticas Culturais do Sesc. Norteado pela diversidade dos saberes populares, o evento contou com palestras, oficinas e apresentações culturais.

A banda performática e potente é considerada uma das maiores revelações da música brasileira, conquistando o reconhecimento da crítica. O nome da formação releva a surpresa do encontro entre as duas cantoras transexuais que, além do histórico de identificação, possuem o apelido “Bahia” em comum. O guitarrista mineiro, por sua vez, veio somar na “cozinha” sonora.

Assucena e Raquel, nos vocais, e Rafael, na guitarra, se encontraram em São Paulo em 2011, dando início à formação acompanhada ainda com som do baixo, piano/teclado e percussão, instrumentos comandados pelos músicos Rob Ashtoffen, Carlos Eduardo Samuel, Vitor Coimbra e Danilo Moura, respectivamente.

Gabe Maruyama

MC Kunumi

Kunimi MC (SP) também subirá ao palco com seu rap ativista

O grupo coleciona um repertório de letras que expressam e celebram a diversidade. Após lançar o primeiro álbum Mulher, em 2015, a banda apresenta o novo trabalho Bixa, lançado em 2017, cujo sugestivo nome é uma adaptação de Bicho, disco de Caetano Veloso lançado há 40 anos atrás. 

Além dos tropicalistas brasileiros, como se pode imaginar, o grupo tem em seu balaio de referências musicais a artista Gal Costa, o álbum Clube da Esquina, além da inglesa Amy Winehouse. Na ocasião, os cuiabanos também poderão conhecer a sonoridade atenta aos sintetizadores e aos sons da cidade, ao mesmo tempo que homenageia a natureza, a palavra, o som, o lirismo, a cor, contrapondo a clausura das normas. 

Também se apresentam durante a noite o rapper indígena Kunimi MC, às 21h30, a revelação mato-grossense Karola Nunes, às 22h, o grupo haitiano Star Magic 509, às entre outras atrações musicais regionais que compõem uma programação recheada de intervenções artísticas.

Conheça o som de As Bahias e a Cozinha Mineira:

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes