As 5 maiores cidades de Mato Grosso

Conheça as cinco maiores cidades do estado de Mato Grosso e algumas curiosidades sobre elas

(Foto: Reprodução)

Pensa rápido. Você saberia dizer quais são as cinco maiores cidades de Mato Grosso? Mais do que isso, sabe qual a população das maiores cidades do estado? Para responder a essa pergunta de forma definitiva, o LIVRE fez um levantamento com os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2016 e pesquisamos algumas curiosidades sobre as cinco maiores cidades de Mato Grosso. Confira!

5) Tangará da Serra (240 km de Cuiabá)

(Reprodução)

Com 110,100 habitantes Tangará da Serra é a quinta maior cidade de Mato Grosso. Ela é conhecida por seus moradores carinhosamente apenas como “Tangará”.

Com uma economia agroindustrial, Tangará da Serra também tem no comércio uma grande fonte de riquezas. O município é um pólo regional, sendo uma das cidades mais ricas do estado, e possui atrativos turísticos, como cachoeiras, pousadas e parques.

4) Sinop (450 km de Cuiabá)

Ademir Jr/ Prefeitura de Sinop

Fundada em 1974, Sinop recebe esse nome em homenagem à empresa Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná – que atende pela sigla Sinop – e que ajudou a fundar a cidade. Hoje, Sinop tem 131.900 habitantes, o que a coloca quarto maior município do Mato Grosso.

Sinop é conhecida como a Capital do Nortão, sendo atualmente polo de referência em todo o norte mato-grossense pela sua riqueza e dinamismo.

3) Rondonópolis (200 km de Cuiabá)

(Foto: Matusalem Teixeira)

A terceira maior cidade do estado mato-grossense também é uma das que mais cresce, Rondonópolis ficou famosa por ser uma cidade organizada e com solo fértil. Com 230.320 habitantes, Rondonópolis é conhecida nacionalmente pelo seu seu dinâmico setor agropecuário.

Em função da liderança no ranking de exportações do Estado, Rondonópolis é reconhecida também como a capital do agronegócio em Mato Grosso.

2) Várzea Grande (10 km de Cuiabá)

(Foto: Reprodução)

Nossa medalha de prata fica com a cidade industrial de Várzea Grande, que também é a 7ª mais populosa do centro oeste e a 100ª cidade mais populosa do Brasil, segundo o IBGE. Várzea Grande é vizinha de Cuiabá, separada apenas por um rio que corta as fronteiras. Juntas, e somadas a Santo Antônio do Leverger e Nossa Senhora Do Livramento, elas formam a chamada “Grande Cuiabá” no coração do estado de Mato Grosso.

Várzea Grande tem uma população de 282.009 pessoas o que lhe confere o segundo lugar na nossa lista.

1) Cuiabá

(Foto: Reprodução)

Em primeiro lugar temos a nossa amada capital, fundada em 1719 às margens do rio Cuiabá, que dá nome a cidade, na sua margem esquerda, e forma uma conurbação com o município de Várzea Grande.

Segundo o IBGE, a população de Cuiabá é de 581.700 habitantes, enquanto que a população da conurbação ultrapassa os 800 mil habitantes.

Agora que você já sabe quais são as maiores cidades de Mato Grosso, é a hora de arrumar a mala e conhecer essas e outras cidades de nosso estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEUA confirmam sete mortes após passagem do furacão Florence
Próximo artigoMulher descobre que não é a mãe biológica do filho depois de 15 anos