Variedades

Artistas e plateia compartilham criação de espetáculos em Mostra de Artes Cênicas

2 minutos de leitura
Artistas e plateia compartilham criação de espetáculos em Mostra de Artes Cênicas
"Corpo que Transito", performance de Sandro Lucose

Na programação da “Guaná: Aldeia Sesc de Arte e Cultura”, o público não só contemplará resultados, como será agente criador de novas obras dos conterrâneos do Coletivo Atro, Theatro Fúria e ator Sandro Lucose. Para isso, o Núcleo de Memória e Pesquisa em Artes Cênicas do Sesc Arsenal realiza no dia 13 de setembro (quinta-feira), a 3ª edição da Mostra de Processos, um espaço de fruição e diálogo entre público e artista a partir de trabalhos em fase de pesquisa e montagem.

Na ocasião, os três artistas/grupos de teatro mato-grossenses encenam peças de 30 minutos cada, seguidas de rápidos bate-papos no teatro da unidade, a partir das 19h. A entrada é gratuita, o público restrito a 40 vagas e os convites começam a ser distribuídos com 1 hora de antecedência para os três trabalhos. A classificação é de 16 anos.

Peças

No espetáculo performativo “Encardidos”, o Coletivo Atro busca revelar as marcas e as feridas da população negra e como elas reverberam até os dias atuais. O projeto nasce a partir das experiências vivenciadas pelos integrantes do coletivo. “Corpo que Transito”, por sua vez, é a performance de Sandro Lucose, concebida a partir de relatos e memórias do corpo transexual e de corpos travestis em seu estado híbrido e performativo na cena teatral contemporânea.

Já o Theatro Fúria propõe uma discussão a respeito do porquê de se narrar histórias, e a que se destina tanto a narração quanto a própria história. Em “Tramando Êspo”, serão narradas algumas fábulas de Êsopo, apropriadas pelo grupo que utilizará a manipulação de objetos para ilustra-las.

Oficina “Crítica-etc”

Assim como nas edições anteriores, a Mostra de Processos é realizada em parceria com o laboratório prático de crítica do projeto Cena em Questão. Neste ano, a oficina “Crítica-etc” será ministrada pelo historiador, comunicador e crítico Carlinhos Santos (RS), dos dias 11 a 13 de setembro, 14h às 18h. A atividade é voltada para artistas, jornalistas, estudantes de artes cênicas e interessados:

“Partindo do conceito de artista-etc, a proposta desse encontro é problematizar a ideia de crítica em dança entre artistas, promovendo cruzamentos entre o pensamento de quem produz uma obra coreográfica, com reflexões sobre estas produções feitas por estes mesmos artistas ou por seus pares, se busca de uma leitura plural, abrangente e multi-referencial destas criações”, diz a sinopse da oficina.

A inscrição pode ser realizada pelo (65) 3611-0550 e investimento de 02 L. de leite UHT.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes