Variedades

Artistas arrecadam peças de roupa para espetáculo e doação em Cuiabá 

Grupo dirigido por Luciene Carvalho se apresenta nos dias 27 e 28, no Cine Teatro. Ao apagar das luzes, peças serão doadas para instituições de caridade

3 minutos de leitura
Artistas arrecadam peças de roupa para espetáculo e doação em Cuiabá 

Para comemorar o aniversário de Cuiabá, artistas da Baixada Cuiabana estreiam no dia 27 e 28 abril o espetáculo Flor de Mamona. As apresentações acontecem no Cine Teatro. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser comprados no Cine Teatro Cuiabá.

A partir de diversos olhares, o espetáculo coloca Cuiabá no centro do palco refletindo sua própria história, além de sinalizar um novo sentido para o presente-futuro. São 303 anos de fundação da cidade cuja história se funde e confunde com a do rio que dá nome a ela.

A ação cultural se propõe a celebrar a cultura cuiabana e une no palco quatro linguagens cênicas: a poesia, o teatro, o hip hop e o siriri.

A dramaturgia tem como base poesias de Luciene Carvalho e Ivens Scaff, imortais da Academia Mato-grossense de Letras, e da poetisa Dani Paula que grata surpresa no cenário literário do Estado.

Flor de Mamona também marca a estreia de Luciene Carvalho como diretora. Aplicando o conceito de quilombo urbano, ela abre as portas da própria casa para o processo criativo e artístico. É de um quintal no bairro do Porto, onde se passa parte significativa da história da cidade-rio, que o espetáculo tem abrigo e ganha vida.

Campanha de arrecadação

Para formar essa teia, os artistas iniciaram uma campanha para arrecadar peças de roupas. Os itens serão utilizados no figurino e no cenário do espetáculo. A ideia é que, esteticamente, as peças construam a simbologia da união desses retalhos-pedaços.

A exemplo da cidade, a roupa abriga as pessoas e os sonhos de quem as vestem. No palco as peças vão ganhar nova vida e significados outros. A concepção é do cenógrafo Douglas Peron.

“Como uma colcha de retalhos, as roupas doadas serão utilizadas para compor a cenografia, entrelaçando cores e formatos, que irá expandir para além do palco. Será possível ver um pedacinho de cada um em cena e compor com a mistura poética que é celebrar Cuiabá”, explica ele.

Ao apagar das luzes, as roupas serão doadas para instituições de caridade da Baixada Cuiabana. Por isso, todas as peças são bem-vindas. As doações podem ser feitas nos seguintes pontos de arrecadação:

  • Quilombo de Quintal (Bairro do Porto)
  • Spectrolab (Próximo ao Morro da Luz)
  • Cine Teatro (Centro)
  • Casa Cuiabana (Centro)

A produção é uma realização do Quilombo de Quintal e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Cine Teatro e Cena Onze. Outras informações: (65) 99254-3518.

Ficha técnica

Direção Geral/Dramaturgia/Produção Executiva: Luciene Carvalho
Cenografia Expandida: Douglas Peron
Produção Cultural : Nicolas Miranda
Produção de Evento: Mano Raul
Assistente de Direção: Patricia Martins
Poemas: Daniella Paula de Oliveira, Luciene Carvalho e Ivens Scaff Cuiabano
Atuação: Afra Catarse, André Souza, Miguel Vinicius Mendes
Grafite: Regis Gomes
Cantor/MC: P3 Rapper
Sonoplastia: Dj Lyn Alves
Dança: Naiggaz, Siriri dos Escravos de Quilombo Mata Cavalo
Identidade Gráfica: Gabriel Clemente
Convidados especiais: Nezinho, Casa das Pretas – Trancistas e Bruxa Garufa Herbas
Assessoria Imprensa: André Souza

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes