EspecialVariedades

Artista recolhe doações de camisetas usadas para projeto com crianças carentes

Foto de Lidiane Barros
Lidiane Barros

Não se trata de doação de camisetas, tampouco, uma oficina de pintura. Prestes a ser retomado, o projeto Varal de Sonhos, idealizado pela artista plástica Lua Brandão, foi desenvolvido para estimular nas crianças atendidas, o exercício do sonhar.

Depois de se formar, em 2013, a artista conseguiu realizar o sonho de viver de sua própria arte. Mas a sua realização ultrapassa a sua individualidade. “Se a gente tem um dom, é preciso compartilhar”, diz. Criadora do personagem Boneco de Osso, que estampa suas criações, ela sentia uma angústia que pôde detectar qual era, quando foi convidada para pintar um espaço na Associação dos Amigos da Criança com Câncer.

“Eu estava fazendo a pintura, quando senti que era chegada a hora de ajudar outras pessoas. Um projeto que aliasse meu conhecimento artístico com a capacidade de mudar a realidade de outras pessoas”. Foi assim que surgiu a ideia de realizar oficinas voltadas a crianças carentes, doentes e em situação de vulnerabilidade.

“O primeiro lugar foi uma casa de apoio a crianças em situação de risco, que já fechou. Mas também fui às comunidades de Aguaçu, Rio dos Peixes, Dante de Oliveira, AACC e escolas públicas da capital. Em outros esforços, juntos a amigos que se tornaram voluntários do projeto, fizemos visitas individuais às casas de crianças que sofriam com doenças degenerativas, muitas delas com poucas expectativas”, relembra.

Com o projeto sendo retomado, Lua busca doações de camisetas usadas, sem estampas, para que ela possa aplicar desenhos personalizados para as crianças pintarem.

“Já contei com patrocinadores, com a Stamp, que nos cedia camisetas brancas. Muitos amigos também faziam doações de pincéis, tintas para tecido e camisetas, eu mesma, comprei muitas. Mas devido ao orçamento-zero, e ainda, com a possibilidade de trabalhar com material reciclado, pensei que poderia trabalhar pela arrecadação de camisetas usadas”, explica.

“Durante a oficina, cada voluntário fica com uma criança. Eles conversam, e as crianças são estimuladas a pensarem sobre o que sonham em se tornar, profissionalmente, como elas podem mudar o mundo delas. Daí, eu faço um desenho personalizado com a escolha delas, e então, elas pintam. Enquanto vão pintando, vão pensando sobre isso. É uma forma de estimulá-las a sonhar”.

Segundo Lua, já há um calendário das próximas ações, que ocorrerão em duas escolas, uma no Tijucal e outra no Verdão, e em julho, no Pantanal.

E dada a proximidade, a artista está buscando apoio de quem puder ajudar, com camisetas, pincéis ou tintas para tecido.

Mais informações: 99284-8507

Confira vídeo da oficina realizada na comunidade Praia do Poço, em Santo Antonio de Leverger:

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

PM resgata menino de 12 anos de “tribunal do crime” e prende quatro homens

Vítima era mantida em cárcere no bairro Vila Arthur e relatou ter sido obrigada a cavar a própria cova antes de ser executada
Justiça

Lobista investigado por esquema no STJ deixa prisão por decisão do STF

Cristiano Zanin cita excesso de prazo e impõe medidas cautelares
Crônicas Policiais

Operação Território Livre asfixia facções e prende 18 criminosos no Oeste de MT

Ação integrada em Cáceres e Pontes e Lacerda apreendeu fuzil, pistolas e munições durante ofensiva contra o crime organizado
Geral

SES-MT esclarece que ambulâncias em pátio são reserva técnica para garantir atendimento

Veículos são utilizados para substituir frota ativa durante manutenções; Ministério da Saúde realizou vistoria nas bases da Baixada Cuiabana nesta semana
25 de abril de 2026 14:19