Variedades

Artista plástica Marlene Trouva expõe pinturais táteis e ecológicas na Geleria Arto

2 minutos de leitura
Artista plástica Marlene Trouva expõe pinturais táteis e ecológicas na Geleria Arto

A artista plástica de Rondonópolis Marlene Trouva retorna a Cuiabá para abrir sua exposição “Encáustica: a arte ecológica em cera de abelha” na Galeria Arto, nesta quinta-feira (18), a partir das 19h30. A técnica milenar, além de externalizar a preocupação com o meio ambiente, também permite a produção de obras táteis, voltadas especialmente para deficientes visuais que poderão experimentar a mostra a partir do toque e da identificação em braile.

Ao todo, serão 27 obras, sendo 8 obras táteis, disponíveis para visitação gratuita até o próximo dia 18 de novembro. Contemplada pelo edital “Circula MT”, da Secretaria de Estado de Cultura, a exposição segue para Primavera do Leste e Rondonópolis.

Formada em artes visuais, Marlene Trouva reside em Rondonópolis desde 1996 e ministra aulas de desenho e pintura. Em 2007, conheceu a técnica da pintura em “encáustica” e se encantou pela forma de expressão visual milenar, oriunda dos gregos e egípcios antigos.

A técnica consiste na combinação de elementos naturais como a cera de abelha, de carnaúba e de resina damar, pigmento natural e fogo, que produzem texturas, ranhuras e colagens. Com este material e com feitura delicada, a artista propõe uma reflexão sobre a importância da manutenção e do equilíbrio ambiental para o nosso ecossistema, através da representação de flores do cerrado.

Do bioma mais antigo do país, Marlene Trouva pinta espécies como o Ipê amarelo, ipê branco, lobeira, canela de ema, algodão do cerrado e a flor de caliandra vermelha, também conhecida como a flor símbolo do cerrado.

“Nesta exposição, a artista apresenta o resultado de suas pesquisas, que começaram lá em 2007. Após um longo processo de aprendizado, de aperfeiçoamentos e descobertas, sua técnica foi aprimorada cada vez mais, até chegar ao nível de refinamento e sutilezas de seu trabalho atual, que o visitante pode bem observar e apreciar a partir das obras aqui expostas”, escreveu Laudenir Gonçalves, membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte.

A Galeria Arto está localizada na avenida Dom Bosco, 1776, Goiabeiras. Horário de visitação: segunda-feira, das 14 às 19hs, terça e sexta-feira, das 9 às 12 e das 15 às 19h, e no sábado, das 9 às 12h.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes